As ferramentas de gestão de pessoas são os principais meios através dos quais a equipe de Recursos Humanos gerencia e monitora o desempenho dos colaboradores.
Afinal, em um time estão reunidas experiências, comportamentos e ideias que vão contribuir ativamente para que um negócio alcance seus objetivos.
É justamente esse conjunto de características que deve ser acompanhado para que o clima organizacional seja favorável ao desenvolvimento.
Sua empresa precisa melhorar nesse quesito? Então continue acompanhando este post!
Reunimos ferramentas de gestão de pessoas fáceis de aplicar para que você acompanhe de forma eficiente a evolução dos seus colaboradores.
Boa leitura!
Quais são as ferramentas de gestão de pessoas?
Independentemente de ser uma empresa grande ou pequena, todos os empreendedores enfrentam inúmeros desafios para manter o negócio funcionando.
Uma pesquisa da Endeavor feita com mais de mil empreendedores brasileiros de vários segmentos apontou a gestão de pessoas como um dos principais desafios do negócio.
Se você também sente dificuldades de entender, motivar e desenvolver sua equipe, conheça algumas ferramentas de gestão de pessoas que vão ajudá-lo a vencer nesse objetivo.
1. Pesquisa de Clima
A Pesquisa de Clima ou Pesquisa de Clima Organizacional é uma das ferramentas de gestão de pessoas mais conhecidas e também muito simples de aplicar.
Cada negócio constrói um clima organizacional próprio, afinal pela natureza diversa da equipe é natural que cada funcionário tenha uma visão diferente.
Então o objetivo dessa ferramenta é realizar um levantamento para saber quais são as características do clima da empresa mais marcantes para o grupo.
A estrutura da pesquisa é no formato de perguntas e respostas, divididas por categorias que analisam vários características da gestão da empresa como:
- Trabalho realizado pelos colaboradores;
- Gestão;
- Comunicação;
- Desenvolvimento profissional;
- Relacionamento interpessoal.
As respostas de cada item variam em uma escala de 0 (não) a 10 (sim).
Para tornar a aplicação e a avaliação dos resultados mais fácil, a ferramenta Formulários do Google Workspace é uma excelente ajuda.
Ela facilita a montagem do questionário e também o envio para os colaboradores que respondem sem dificuldade, pois é possível anexar a pesquisa de clima no corpo do e-mail.
As respostas aparecem em tempo real e os resultados podem ser visualizados em formato de gráficos de barras ou de pizza ou ainda usando o Planilhas Google.
2. Pesquisa de Avaliação 360º
A segunda das ferramentas de gestão de pessoas é a Avaliação 360º ou Avaliação de Desempenho 360º.
Junto com a pesquisa de clima, a 360º forma um conjunto básico de análise para saber o grau de satisfação com a empresa e o desenvolvimento dos colaboradores.
O nome Avaliação 360º se deve ao fato de que todos os colaboradores além de se auto avaliarem no questionário também avaliam seus colegas de trabalho.
Então na hora do repasse de resultados, cada funcionário recebe o feedback da sua autoavaliação e também da avaliação que os colegas fizeram dele.
Esse questionário é mais extenso e toma tempo e concentração. Por isso, o RH geralmente escolhe o fim o início de ano para aplicar a avaliação. Assim, todos podem responder com calma e assertividade.
Para esse processo, a tecnologia auxilia bastante na aplicação. Como no exemplo da Pesquisa de Clima, a Avaliação 360º também pode ser montada na ferramenta Formulários do Google Workspace (antigo G Suite).
Dependendo da quantidade de funcionários, a compilação de resultados manual levaria semanas. Digitalizando o processo, os funcionários recebem a pesquisa por e-mail com as instruções sobre quais pessoas além de si mesmo ele precisa avaliar.
O processo é totalmente sigiloso e apenas o RH tem acesso aos resultados coletados que depois serão repassados em uma reunião que pode ser presencial ou por videoconferência.
Para facilitar o repasse, o Google Meet é outra ferramenta de apoio que flexibiliza e permite que o colaborador possa escolher um momento tranquilo para receber o feedback.
Leia também: 9 ferramentas do G Suite que toda empresa deveria usar 👨💻
3. Armazenamento na nuvem
As duas ferramentas de gestão de pessoas que falamos nos itens anteriores ganham muito mais dinamismo com a digitalização dos formulários de pesquisa.
E onde ficam armazenados todos esses dados? Na nuvem! O armazenamento de arquivos e dados na nuvem integra com facilidade as atividades dos departamentos da empresa, especialmente do RH que lida com um grande volume de informações.
Poder acessar esses dados de onde estiver permite que mesmo estando em home office a equipe possa trocar informações, comentários e fazer análises completas dos materiais.
Se a empresa já está integrada dentro do Google Workspace, o Drive é o aplicativo principal onde todas as pastas são organizadas.
Dessa central, a equipe consegue comentar, fazer sugestões e compartilhar documentos com pessoas específicas envolvidas nos projetos.
É uma mudança simples para gerenciar melhor as pessoas da empresa e também todos os processos de outros departamentos.
4. Canais de comunicação interna
A comunicação interna também é uma das ferramentas de gestão de pessoas básica para uma empresa, mas que muitas vezes não recebem a devida atenção.
O resultado é informação para todo lado: e-mail, WhatsApp, chat, bloco de notas, etc.
Todas essas ferramentas são eficientes, mas é importante que a empresa defina os canais de comunicação e objetivo de cada um. Por exemplo:
- e-mail corporativo: para fazer todas as trocas de mensagem com os clientes e também com os colegas;
- chat interno: para conversas rápidas entre a equipe;
- videoconferência: ter uma ferramenta específica que todos saibam usar é fundamental para que reuniões remotas sejam produtivas;
- bloco de notas virtual: para fazer anotações durante uma reunião com o cliente ou com a equipe e depois poder compartilhá-las de forma rápida.
A automação na comunicação interna e também em outros setores é uma grande tendência para empresas. E os dados reforçam isso:
> 58% dos profissionais globais acreditam que automação irá liberá-los para focar em trabalhos mais interessantes. (Fuze)
> 69% dizem que a automação lhes dará mais tempo para cumprir com suas principais responsabilidades de trabalho. (Workfront)
O Google Workspace é um exemplo de sistema que ajuda as empresas a automatizar e integrar sua gestão. O Gmail, Google Chat, Google Meet e o Google Keep são recursos de comunicação interna para as funções que citamos acima que facilitam a rotina corporativa.
Para evitar os conflitos acima, baixe gratuitamente o guia ‘Como criar uma experiência integrada do Gmail’ e melhore os canais de comunicação interna da sua empresa.
5. Plano de carreira
O plano de carreira é uma das ferramentas de gestão de pessoas estratégicas e que não deveria faltar em nenhuma empresa.
Quando um profissional se candidata a uma vaga de trabalho, ele analisa suas possibilidades de crescimento naquele lugar.
Estruturar um processo claro para esse objetivo mostra como a empresa tem o crescimento dos colaboradores como prioridade. Por isso, deve estar na rotina do setor de RH.
Para fazer o gerenciamento, a equipe pode usar as reuniões online através de ferramentas como o Google Meet para dar privacidade e ao mesmo tempo deixar o colaborador confortável expressar suas aspirações profissionais.
Gostou das dicas de ferramentas de gestão de pessoas?
O conjunto acima de ferramentas de gestão de pessoas vai funcionar como uma base para que a parte de Recursos Humanos do seu negócio se desenvolva e avance nos benefícios para a equipe.
E se a versatilidade de recursos do Google Workspace (antigo G Suite) chamou a sua atenção, agende uma conversa com um consultor da Wecolab para levar essas e outras vantagens para o seu negócio.
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