O planejamento estratégico para pequenas empresas é o conjunto de diretrizes e ações focadas na execução das metas de empreendimentos de menor porte. Por meio de ferramentas específicas e planos de ação, essa abordagem determina o passo a passo de como solucionar os pontos fracos e fortalecer os aspectos positivos do empreendimento.
De modo geral, esse planejamento desempenha papel indispensável na alocação de recursos, identificação de oportunidades de mercado e gestão de riscos. Portanto, trata-se de uma prática fundamental para a garantia do sucesso a longo prazo.
A seguir, confira o guia completo sobre planejamento empresarial para pequenas empresas e fique por dentro de dicas imperdíveis!
O que é planejamento estratégico para pequenas empresas?
O planejamento estratégico para pequenas empresas é uma prática administrativa que envolve um conjunto de ferramentas direcionadas à criação e ao monitoramento de metas voltadas para empreendimentos de pequeno porte. Por ser um conceito abrangente, o plano não possui formatação restrita e pode ser adaptado às necessidades específicas.
Estamos falando de um dos grandes diferenciais competitivos no mercado, uma vez que esses resultados abrem caminhos e promovem os resultados financeiros esperados.
Aliás, saiba que essa abordagem administrativa precisa necessariamente envolver todas as equipes da sua empresa, independentemente do nível hierárquico. Assim, todos estarão na mesma página e em busca de um único objetivo.
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Quais informações incluir no planejamento estratégico?
Como mencionamos, as empresas são livres para decidir a melhor metodologia administrativa. Algumas optam por utilizar softwares específicos, outras usam planilhas mais simples no Excel.
Independentemente das ferramentas usadas, alguns tópicos são fundamentais para a criação do planejamento:
- definição de objetivos: metas claras e específicas, referentes aos aspectos financeiros, de mercado, de marketing ou qualquer outro objetivo importante para o negócio;
- análise do cenário atual: para compreender o ambiente no qual a empresa opera, faça uma análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (matriz SWOT);
- mapeamento de recursos: levante os dados dos materiais e investimentos necessários para atingir os objetivos e avalie se o orçamento disponível é suficiente;
- definição de estratégias: tendo em mãos as metas e a definição de recursos, desenvolva estratégias operacionais, financeiras e até de marketing para alcançar os resultados esperados;
- atribuição de tarefas com base no plano de ação: por fim, crie um plano de ação detalhado, que indique as atividades necessárias para bater as metas, lembrando de incluir prazos e responsabilidades.
Além disso, o registro do planejamento sofre constantes modificações e atualizações, com base no monitoramento das atividades já realizadas e no feedback dos colaboradores. Como resultado, a empresa reduz a incidência de decisões precipitadas e incoerentes, elevando sua competitividade perante os concorrentes do mercado.
Quais os objetivos do planejamento estratégico de uma pequena empresa?
De forma direta: o objetivo de todo e qualquer planejamento estratégico é promover o crescimento empresarial. Em se tratando de pequenos empreendimentos, a relevância do plano se torna ainda mais evidente, uma vez que evita decisões que podem potencialmente levar o negócio à falência.
Portanto, podemos dizer que fica difícil conquistar objetivos sem um planejamento estratégico. E mais: sem a organização necessária, a própria equipe perde a motivação e o foco. Afinal, com o passar dos anos, enxergar a missão e o valor da empresa vai se tornando uma tarefa difícil.
Por isso, o planejamento estratégico ajuda a manter os colaboradores bem direcionados para a conquista dos objetivos empresariais. É possível engajar o time e manter todos focados em um objetivo único, criando um ambiente em que todos se sintam responsáveis e igualmente recompensados pelo sucesso da empresa.
Passos para a criação de um planejamento estratégico para pequenas empresas
Agora que você sabe do que se trata um planejamento estratégico para pequenas empresas, é hora de colocar a mão na massa!
A seguir, listamos o passo a passo completo e eficiente para sua empresa alavancar os resultados!
Passo 1: diagnóstico
O primeiro passo é realizar o diagnóstico por meio da conhecida análise SWOT. É o momento de olhar para dentro da empresa e entender a situação atual, definindo forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Junte a equipe e os gestores, analise os diferenciais e os pontos que precisam ser melhorados e, depois, faça o mesmo com o ambiente externo. Ou seja, identifique as oportunidades e ameaças que impactam a organização.
Com esse diagnóstico em mãos, é possível entender o contexto em que a empresa está inserida e quais as ações mais adequadas a tomar.
Passo 2: identidade organizacional
A filosofia corporativa é muito importante, já que é por meio dela que o público (interno e externo) entenderá quem é a empresa e suas diretrizes.
Sua missão é a razão pela qual a empresa existe, ao passo que a visão é o que ela deseja se tornar. Por sua vez, os valores representam a cultura, isto é, o que a companhia preza.
Aliás, a identidade organizacional funciona como um guia na hora de contratar novas pessoas, fechar contratos e lançar produtos no mercado.
Passo 3: metas e indicadores de sucesso
Esse é o momento de decidir onde você quer chegar e qual indicador irá medir esse sucesso.
Lembre-se que as metas precisam envolver toda a organização. Logo, é preciso estabelecer um objetivo geral e transformá-lo em targets setoriais para vendas, marketing, recursos humanos etc.
Outro ponto importante é que os objetivos precisam ser desafiadores, ao mesmo tempo que realistas. A intenção é alcançar os objetivos traçados e não definir algo fora das possibilidades da empresa.
Passo 4: plano de ação
Nesse ponto, você já deve saber onde a empresa se encontra, quem é ela no mercado e o ponto em que quer chegar. Então, chegou o momento de entrar em ação.
É por meio do plano de atividades que conquistamos as metas e os objetivos pré-definidos nas etapas anteriores, considerando o cronograma das ações.
Não deixe de definir o que será feito, delegar funções e estipular prazos para a finalização do processo. Todas essas informações precisam ser documentadas, então, tenha muita atenção, combinado?
Passo 5: acompanhamento e análise
Por último, chegou a hora de efetuar a análise periódica. Em reuniões, serão apresentados e debatidos os resultados alcançados, bem como as lições aprendidas.
Esse encontro pode ser semanal ou quinzenal, dependendo dos objetivos e tarefas da equipe. Todos devem participar desses encontros, inclusive os gestores. Como o mercado não é algo congelado, é preciso estar atento a uma eventual necessidade de mudança de rota.
Importância do planejamento estratégico para pequenas empresas
O planejamento estratégico é de extrema importância para as pequenas empresas por diversas razões, principalmente no que se refere ao direcionamento adequado das metas.
Para completar, listamos as razões pelas quais o planejamento estratégico é importante para pequenas empresas:
- crescimento sustentável, uma vez que o planejamento estratégico permite definir metas de longo prazo claras e mensuráveis, norteando o crescimento empresarial rumo a um propósito sólido;
- gerenciamento otimizado de recursos, contemplando a alocação eficiente de materiais e mão de obra;
- competitividade, já que as pequenas empresas elevam sua eficiência produtiva e rapidamente solucionam problemas de linha, destacando-se dos concorrentes;
- excelência operacional e otimização de processos internos, reduzindo desperdícios, incidentes e situações de retrabalho;
- tomadas de decisão assertivas no que se refere à compra de novos equipamentos, evitando o comprometer seriamente o orçamento anual da empresa;
- flexibilidade frente aos imprevistos, pois a mitigação de potenciais riscos prepara a empresa para situações de desafios inesperados;
- engajamento da equipe, considerando que objetivos bem estabelecidos alinham esforços e evitam a desmotivação dos colaboradores;
- fortalecimento da autoridade da marca, já que um planejamento estratégico bem executado envolve a promoção de boa experiência do cliente e o consequente aumento de autoridade no setor de atuação;
- crescimento financeiro, tornando mais fácil a busca de financiamento, pois os investidores e as instituições financeiras costumam exigir um plano estratégico sólido como parte do processo de obtenção de linhas de crédito.
Tenha em mente que o constante monitoramento das estratégias facilita as eventuais mudanças de direção das atividades. Caso observe que os resultados não têm sido satisfatórios, a empresa pode rapidamente optar por realizar ajustes e mudanças no plano de ação, evitando perda de tempo operacional.
E, para que o planejamento estratégico seja produtivo, é importante que as empresas utilizem ferramentas digitais adequadas e seguras. Nesse contexto, o Google Workspace se destaca como um dos grandes aliados da organização estratégica bem feita.
Google Workspace: o segredo do planejamento estratégico eficaz
Não há dúvidas: o Google Workspace oferece uma série de serviços e recursos digitais que auxiliam empresas de todos os portes a definir, implementar e monitorar suas estratégias.
Veja algumas ferramentas incluídas nos pacotes Workspace:
- Gmail corporativo;
- Google Agenda;
- Google Planilhas;
- Google Docs;
- Drive;
- Meet;
- Chat;
- e muito mais!
Leia também: Como o Google Workspace pode aumentar a produtividade da empresa?
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