O varejo eletrônico nunca cresceu tanto no Brasil como em 2020. De acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o setor faturou mais de R $77, 2 bilhões. Com tamanha demanda, se faz cada vez mais necessário o uso de ferramentas para ajudar os profissionais da área e pequenos empreendedores.
Pesquisas indicam que os vendedores perdem uma hora ou mais apenas para atualizar informações em diferentes sistemas. Esse tempo poderia ser utilizado, por exemplo, em projetos que exigissem maior foco de toda a equipe.
Por outro lado, essas ferramentas de vendas agilizam o trabalho no dia a dia. Na maioria dos casos, boa parte das informações sobre os clientes são adicionadas automaticamente pelo sistema.
Além disso, por meio delas, é possível analisar o funil de vendas, verificar qual a maior fonte geradora de leads e o histórico dos clientes, entre outros dados bastante relevantes para a operação.
Essas ferramentas também são usadas pelos gestores de marketing e vendas para identificar oportunidades e tendências de mercado. Dessa forma, proporcionam não só maior produtividade, mas também auxiliam na criação de novas oportunidades de negócios.
O que é uma ferramenta para gerenciamento de vendas online?
São softwares, na maioria das vezes hospedados na nuvem, que auxiliam as equipes de marketing e vendas a planejarem as estratégias, assim como permitem o acompanhamento das metas.
Por meio delas, os gestores podem organizar as informações sobre as vendas em um único sistema, além de programar tarefas. Cada ferramenta de vendas tem suas particularidades. Portanto, se uma empresa deseja fazer uso delas, é necessário verificar qual é a mais indicada para determinado empreendimento.
Benefícios ao usar uma ferramenta para gerenciamento de vendas online
Automação do fluxo de trabalho.
Ao usar uma ferramenta para gerenciamento, uma empresa de vendas online tem a oportunidade de automatizar certos processos, e assim evitar trabalhos repetitivos. O sistema pode ser programado para realizar automaticamente o cadastro de informações como dados pessoais e até mesmo acionar o disparo de e-mail marketing.
Economia de tempo.
Por meio de uma ferramenta de gerenciamento de vendas, um negócio tem acesso imediato a todas as informações de compra de um cliente. Além disso, essas informações estão disponíveis para equipes remotas, que atuam longe de um escritório. Com isso, esses profissionais podem visualizar, por exemplo, relatórios de vendas e de entrada de leads gerados automaticamente pela plataforma.
Integração entre diferentes equipes.
Muitas vezes, um comércio eletrônico tem equipes de trabalho espalhadas por diferentes partes do país. Para evitar atritos na comunicação, uma ferramenta de gerenciamento de vendas é fundamental para disponibilizar a esses times dados sobre cada cliente.
Além disso, toda atualização realizada por um membro da equipe se torna disponível em tempo real. Dessa forma, é possível evitar reuniões desnecessárias, e motivar ainda mais a integração entre os diversos setores.
Acompanhamento das metas.
Quem está inserido no mundo das vendas, sejam elas online, sejam elas off-line, sabe o quão importante é acompanhar e, se possível, superar as metas. Por meio das ferramentas de gerenciamento, os gestores podem usar essa plataforma para acompanhar os resultados, e também verificar quais são as melhores oportunidades de negócios.
Com precisão, esses softwares indicam quais são os leads, por exemplo, quem oferecem mais chances de realizar a compra. Assim, as equipes de vendas têm a oportunidade de manter o foco nesse público, e, dessa forma, fechar o maior número de vendas possível.
Ferramentas de gerenciamento essenciais para as vendas online
Rollworks
Esta é uma ferramenta ideal para quem realiza vendas online com foco no mercado B2B. Por meio desse software, uma empresa pode criar um perfil desejado de cliente. Dessa forma, o sistema procura no próprio banco de dados dele leads que combinem com as características pré-determinadas pelo negócio.
Assim, após o software detectar esse grupo de clientes em potencial, ele pode enviar automaticamente um e-mail marketing para eles, e ainda encaminhar as informações deles para o time de vendas.
Clearbit
O Clearbit é uma ferramenta que compila inúmeras informações sobre o público-alvo de uma empresa, e as encaminha direto para outras plataformas, como um CRM. Esses dados, coletados em tempo real, podem ser acessados imediatamente pelo time de vendas.
Como diferencial, o Clearbit tem o seu próprio banco de dados, o que permite a ele capturar informações como e-mail, localização e nome do lead com muito mais rapidez.
ContactOut
Enviar e-mails para clientes em potencial faz parte da rotina de todo negócio com foco em vendas online. Entretanto, nem sempre os gestores têm acesso a uma lista de contatos de qualidade. O benefício do ContactOut é justamente solucionar esse problema.
Essa extensão do Chrome consegue captar o endereço de e-mail de qualquer perfil visualizado no LinkedIn. Além disso, o ContactOut entrega ainda o telefone e outros perfis em redes sociais. Uma ferramenta simples e fácil de usar, e indicada tanto para quem trabalha com vendas B2B como B2C.
BIT
O BIT é uma ferramenta que permite o time de marketing e vendas organizar todo o material deles em apenas uma plataforma. Por meio desse sistema, as equipes podem criar diferentes tipos de documentos, como manuais, guias de treinamento, propostas, entre outros.
Essa plataforma pode ser usada de forma remota, e ainda ser integrado a outras ferramentas de produtividade, como o Google Drive. Um dos diferenciais do Bit é o alerta enviado para o time de vendas sempre que um cliente analisar uma proposta. Além disso, a ferramenta dispõe de outras métricas, como o tempo de leitura gasto por ele, além do número de visualizações.
Google Workspace.
Anos atrás, o Google reuniu todas as ferramentas de produtividade dele em uma coleção de aplicativos chamada G Suite. Com o tempo, a plataforma evoluiu, e os usuários também alteraram a forma como trabalhavam com esses apps. Para acompanhar esse movimento, e mostrar como essas ferramentas estão cada vez mais integradas, a gigante da Internet criou o Google Workspace.
Assim como o G Suite, o Workspace oferece diversas ferramentas gratuitas. Muitas delas, bastante populares para planejar as operações de vendas online, como o Gmail, Meet, Sheet, Doc, entre outros. O diferencial do Google Workspace é disponibilizar esses serviços em apenas um lugar. Dessa forma, o usuário não necessita sair e voltar desses aplicativos ao trabalhar.
Crystal.
Um dos maiores desafios para quem trabalha no e-commerce é saber se comunicar com o público-alvo. Muitas vezes, faltam informações para que a venda pela Internet tenha uma prospecção correta.
Com o Crystal, uma empresa tem a chance de obter uma previsão sobre o perfil dos clientes baseado no comportamento deles na web. Essa ferramenta funciona por meio da inteligência artificial, e consegue apontar se um cliente tende a ser mais emocional ou frio nas decisões de compra, por exemplo.
Chorus.
Com a pandemia causada pelo coronavírus, aplicativos como o Zoom ficaram bastante populares. Por outro lado, caso uma empresa converse com seus clientes por meio dele, os dados desse bate-papo podem se perder, caso o vídeo não seja gravado ou falte para anotar alguma informação.
O Chorus surgiu para solucionar esse problema. Essa ferramenta grava, transcreve e analisa em tempo real chamadas telefônicas ou por vídeo. Dessa forma, os gestores podem, por exemplo, ir direto para a parte da conversa em que o cliente falou da concorrência. Além disso, as partes mais importantes do conteúdo podem ser compartilhadas com outros membros da equipe de vendas.
Ambition.
Ambition é uma ferramenta que propõe coordenar e impulsionar as vendas de forma inovadora. Em vez de apenas apresentar resultados e metas, ela transforma os vendedores em competidores de um game. Conforme eles alcançam os objetivos, ganham prêmios e reconhecimentos dentro da plataforma. É possível ainda criar temporadas.
Dessa forma, os vendedores podem disputar um prêmio como se estivessem em um campeonato. Além disso, a empresa pode criar “amistosos” entre os profissionais, e ver qual deles consegue fazer mais vendas online durante uma semana, por exemplo. Quanto mais envolvidos na fantasia do jogo, maiores são as chances de os vendedores permanecerem motivados para efetuar novas vendas.
amoCRM.
O amoCRM é um CRM conversacional que disponibiliza inúmeras possibilidades para diferentes tipos de empresas que desejam estruturar s vendas online. Além disso, é uma ferramenta criada sob medida para promover o melhor relacionamento com os clientes. Por meio de um sistema fácil de usar, profissionais de marketing e vendas têm acesso completo a cada estágio dos leads no funil de vendas.
Dessa forma, é muito mais simples desenvolver uma estratégia que possibilite tornar pessoas interessadas nos produtos e serviços em clientes de fato. Além disso, o amoCRM libera a integração com outras plataformas, como redes sociais, sistemas de automação de marketing e aplicativos de mensagens.
Entre eles, destaca-se a integração com o WhatsApp Business. Afinal, além de tornar a comunicação da empresa mais veloz e dinâmica, permite ao empreendimento realizar muitas vendas pelo WhatsApp.
O amoCRM consegue ainda gerar relatórios de forma automática, assim como oferece outros benefícios fundamentais para qualquer empresa que espera se destacar da concorrência, incluindo a criação de chatbots.