Em tempos de transformação digital vivemos em meio a um volume crescente de dados, novos modelos de gestão e relações de trabalho.
Nesse cenário, apesar da maior facilidade de se reunir os dados, existe a questão acerca de um bom armazenamento e análise dessas informações acumuladas, para que contribuam para melhores tomadas de decisões.
O Cloud Computing, computação em nuvem, se popularizou muito em 2020 e se consolidou como uma tecnologia estratégica para o armazenamento desses dados de forma flexível, segura, acessível e mais produtiva para as empresas.
Abordamos aqui as 5 principais tendências do Cloud Computing para o próximo ano.
Nesse artigo, vamos falar da relação do Cloud Computing com o Big Data. Nosso objetivo é esclarecer como esses conceitos se complementam e abordar os desafios e as oportunidades dessa integração.
O que é Big Data?
Temos ouvido muito falar sobre dados, como o volume dessas informações tem crescido exponencialmente e o quanto são valiosas para as corporações.
Não nos damos conta do volume de dados que movimentamos todos os dias porque estamos imersos nessa realidade, mas os números só crescem e as corporações estão se beneficiando muito disso.
Mas, o que isso tem a ver com Big Data? Tudo! O conceito está intrinsecamente ligado a toda essa revolução tecnológica.
Big Data é justamente esse conjunto de informações que normalmente ficam disponíveis em bancos de dados da empresa em um servidor interno ou na nuvem.
Definindo de uma forma mais técnica, Big Data é o uso de softwares com algoritmos complexos usados para analisar grande quantidade de dados.
As informações armazenadas nesse software ficam disponíveis na rede e podem ser acessadas pelos colaboradores para constituir análises e servir de base para decisões estratégicas da empresa.
Ou seja, Big Data é todo dado coletado por uma empresa a partir de múltiplas formas, no ambiente interno ou externo.
O diferencial do Big Data é a possibilidade de cruzar essas informações para se tornarem fontes ricas de insights sobre comportamento de mercado, sugestões de melhorias em processos, panorama econômico, necessidades e desejos do consumidor etc.
Quando falamos em Big Data é importante falar dos 5V’s que descrevem o conceito e são a base para sua implementação.
- Volume: trata-se do espaço disponível para armazenamento dos dados. Com o passar do tempo esse volume tende a ficar cada vez maior, o que exige ferramentas mais robustas. Com a expansão de servidores e fortalecimento do Cloud Computing essa questão ficou bem mais fácil de ser resolvida.
- Velocidade: capacidade com que os dados são coletados constantemente e gerados em larga escala rapidamente. O timing de processamento dos dados é muito importante para que possuam valor real e aplicabilidade no mercado.
- Variedade: os dados de que dispomos atualmente são provenientes das mais diversas fontes como redes sociais, e-mails, cookies de sites, pesquisas, planilhas, documentos de texto, informações governamentais etc.
- Veracidade: confiança dos dados e sua correspondência com a realidade e ao momento atual. O que exige constante análise em tempo real, pois dados desatualizados também são considerados inverídicos.
- Valor: relevância dos dados para o objetivo de negócio da empresa. Importante se certificar de que todo esforço e custos envolvido na operação de coleta, armazenamento e análise dos dados compensa e faz sentido para convertê-los em informações úteis.
Como Big Data e Cloud Computing são aplicados
O volume crescente de dados gerado pelas novas tecnologias são ativos valiosos que precisam ser armazenados de forma segura e persistente. Agora acredito que ficou fácil de entender como o Cloud Computing e Big Data se complementam de uma forma natural.
Coletar dados, armazenamento, pesquisa, compartilhamento, análise e visualização não são tarefas simples. Esse trabalho requer diferentes abordagens, níveis de segurança, infraestrutura e profissionais capacitados.
Por isso o Big Data cada vez mais demanda softwares com elevado poder de processamento e um excelente estado de operacionalidade.
O Cloud Computing supre essa demanda com recursos de servidores em rede de uma forma organizada, prática e custo reduzido, se comparado à aquisição dos equipamentos e à contratação de profissionais.
A nuvem favorece o processamento de grande quantidade de dados e de uma forma segura e sem grandes preocupações. O Cloud Computing tem 6 características que são essenciais para uma aplicação efetiva do Big Data:
- Segurança: criptografia de dados e cumprimento de normas de práticas superiores aos da maioria das empresas mantém os dados protegidos de ataques e roubos. Na nuvem os gestores conseguem construir mais facilmente os níveis de segurança desejados. Além disso, os provedores oferecem aos clientes equipes de suporte especializadas focadas em segurança e gestão da nuvem.
- Estrutura sob demanda: contratação de serviços de acordo com a necessidade da empresa, podendo optar pelas opções de Nuvem Pública, Nuvem Privada e Nuvem Híbrida.
- Conectividade: fácil acesso aos dados em qualquer momento e em qualquer lugar. A empresa também tem liberdade para fazer o que desejar com seus documentos, inclusive migrar para outro fornecedor sem precisar fazer operações manuais.
- Escalabilidade: alta capacidade de processamento que pode ser expandida conforme o volume de dados forem crescendo.
- Elasticidade: alterações e manutenções são feitas de forma transparente e sem interromper o uso ou processamento de informações.
- Monitoramento: facilidade de acompanhar a performance dos recursos utilizados. Também promove a integração e compartilhamento de informações que são vitais para as mais diversas áreas da empresa.
Desafios e Oportunidades para Big Data na Cloud Computing
A análise de grandes volumes de dados é uma tarefa difícil e de muita responsabilidade.
Vivemos num cenário em que a conexão é muito grande e com alta velocidade. Movimentar grande volume de dados e tratá-los para gerar insights de melhores decisões e resolução de problemas pode ser uma questão.
Pontuamos os principais desafios da união de Big Data e Cloud Computing:
- Resistência da gestão – culturas de empresas tradicionais que preferem manter os dados em data centers internos.
- Infraestrutura para transferência entre a rede da empresa e a nuvem contratada dado às condições de acesso a Internet no Brasil ainda não ser das melhores.
- Falta de profissionais capacitados – a nuvem ainda é uma novidade e muitos profissionais não têm conhecimento apropriado para lidar com projetos em rede.
- Resistência da área de TI – receio por sentirem seu trabalho ameaçado dentro da organização. O que na prática não acontece, pois o uso de servidores em nuvem requer um monitoramento e acompanhamento para maior segurança. Por outro lado, também otimiza o tempo das equipes de TI, que podem focar em projetos estratégicos, ao invés de simplesmente manter recursos em funcionamento.
E já que falamos em desafios, vamos reforçar também as oportunidades que a junção do Big Data e Cloud Computing podem trazer ao seu negócio:
- Foco na análise de dados
- Otimização de processos e da produtividade de times
- Melhora nas vendas e retenção de clientes
- Redução de custos com licenças e manutenção de softwares e equipes
- Acesso constante às tecnologias de ponta oferecidas pelos provedores de Cloud
- Recuperação de desastre e continuidade dos negócios
O Google Workspace vem ajudando a cada dia mais empresas a estarem sempre ligadas nas tendências tecnológicas, converse com nossos consultores e implemente hoje mesmo na sua empresa!