Recentemente, houve uma atualização no Google Site e, quem usa a plataforma, tem até o final deste ano para realizar a migração do Google Site Clássico para o novo.
Atenção ao cronograma:
- A partir de 1º de dezembro de 2022: não será mais possível editar Sites clássicos no seu domínio.
- A partir de 1º de janeiro de 2023: os Sites clássicos só estarão visíveis se forem convertidos em novos Google Sites.
Entendendo o que é o Google Site.
O Google Site é uma plataforma que ajuda na construção e criação de sites de forma fácil, simples e intuitiva. Com ele, você cria o seu site por meio de templates pré-prontos, usando ferramentas do tipo “arrastar e soltar”.
Com o ele, é possível ainda, gerenciar a hospedagem, cuidar da manutenção e usar um domínio exclusivo que irá deixar o seu site mais profissional. Ao utilizar o Google Site, você só precisará se preocupar em gerenciar o conteúdo do mesmo.
Além disso, ele possui integração com diversas ferramentas presentes no Google Workspace, como o Google Drive. A plataforma também oferece suporte a códigos, entregando maior liberdade de personalização às empresas.
O Google Site é uma ferramenta bastante flexível, capaz de ajudar na criação de projetos e tornando-os mais funcionais.
Como realizar a migração do seu.
Administradores e usuários finais do Google Workspace
Para facilitar a transição, administradores e usuários finais do Google Workspace devem acessar o guia de migração do Google Site e o Administrador.
- Acesse a Central de Ajuda para saber como converter um Site clássico em um novo site Google e usar as funcionalidades novas e aprimoradas.
Para facilitar a sua transição, adote as seguintes práticas recomendadas ao migrar seus sites:
- Crie um arquivo com os Sites clássicos usando a funcionalidade de download em massa do administrador do Google Sites clássico. Assim, você conseguirá consultar o conteúdo posteriormente se necessário.
- Sempre verifique as configurações de compartilhamento após a conversão, pois elas funcionam de maneira diferente nas duas versões.
- Antes de publicar, veja se você está compartilhando o site com seu público-alvo, e outras informações corretas.
- Nas configurações de compartilhamento, defina se os colaboradores podem publicar ou compartilhar o site com outros usuários. Essa configuração fica desativada por padrão em todos os sites convertidos.
- Caso as opções de compartilhamento do Sites clássico sejam diferentes das permissões de compartilhamento do Drive, confira se a configuração do acesso dos usuários fora do domínio está correta.
Lembramos que esse cronograma foi estendido para a data que aqui consta para os usuários da Conta do Google Workspace para empresas.
Se você ainda não possui um site dentro, e quer saber mais como criar o seu. Leia este artigo, onde falamos mais sobre o Google Site, clicando aqui. Ou entre em contato com nosso time e tire todas as suas dúvidas sobre o Google Site e o Google Workspace.