Em tempos de valorização da cultura do feedback, o Google Forms destaca-se como uma das ferramentas mais poderosas e práticas. Afinal, a plataforma possibilita a criação de pesquisas e questionários personalizados, facilitando a coleta de informações para variados propósitos.
Nesse contexto, o Forms é vital para a obter o feedback de clientes e, consequentemente, aproximar as empresas de seu público-alvo. Isso porque, segundo a pesquisa feita pela Qualtrics em 2023, cerca de 63% dos consumidores afirmam que gostaria que as marcas ouvissem suas opiniões.
Continue lendo e confira o conteúdo completo sobre o Google Forms: o que é, como usar, como montar um questionário e, ainda, como aplicar no dia a dia empresarial.
Vamos lá?
O que é o Google Forms?
O Google Forms é uma ferramenta digital exclusiva para a elaboração de questionários e formulários diversos. Trata-se de um recurso extremamente útil para a coleta de dados, feedbacks e opiniões, de maneira prática e conveniente.
Com uma interface intuitiva, os formulários são rapidamente produzidos e podem ser compartilhados por e-mail, mensagens ou mesmo pelas redes sociais, além de gerar gráficos com as respostas.
O Forms é uma plataforma útil para muitas finalidades, como:
- compreender a preferência dos consumidores;
- elaborar pesquisas internas;
- aplicar provas e testes;
- cadastrar interessados em cursos e palestras;
- obter a opinião dos clientes sobre produtos de linha;
- validar com o público-alvo as propostas de novos produtos.
Para cada uma dessas situações, o usuário pode contar com modelos prontos que podem ser editados e usados como referência.
Vale ressaltar também que o Google Forms pode ser acessado gratuitamente com a conta pessoal ou por meio da assinatura paga do Workspace.
Aliás, o Workspace é o conjunto de aplicativos e serviços da Google, incluindo: Gmail, Google Drive, Docs, Planilha, Agenda, Chat e muito mais.
Dica! Saiba mais sobre as vantagens do Google Workspace!
Para que serve o Google Forms? Exemplos práticos
Como mencionamos, o Google Forms é uma ferramenta que serve principalmente para criar questionários e formulários online. A seguir, detalhamos sua variedade de usos e aplicações.
Pesquisas de mercado
O Forms viabiliza a elaboração de questionários altamente personalizados para pesquisas de mercado, como parte da coleta estratégica de informações sobre consumidores, concorrentes, tendências e novas oportunidades.
Com os dados obtidos, as marcas podem melhorar a qualidade de seus produtos de linha e elaborar novos produtos mais adequados às demandas específicas dos clientes.
Avaliações e testes
Sim, professores e avaliadores podem usar o Google Forms para criar provas e testes online. Inclusive, a plataforma permite a adição de campos de respostas abertas, de múltipla escolha e até mesmo de verdadeiro ou falso.
Além do âmbito educacional, o Forms pode ser usado como etapa inicial de processos seletivos para contratação profissional. Por exemplo, produtores de conteúdo e jornalistas podem ser convidados a escrever pequenos textos como a primeira etapa de avaliação.
Formulários de inscrição
Muitos infoprodutores e palestrantes usam o Forms para viabilizar as inscrições em eventos, workshops e cursos. Isso facilita o gerenciamento de participantes e a coleta de informações necessárias, que, com a autorização dos participantes, poderão ser usadas para o envio de material publicitário.
Avaliação de treinamentos e workshops
Além da inscrição para cursos e workshops, o Forms é muito útil para o encerramento e a obtenção do feedback dos participantes.
A coleta desses dados facilita a análise dos aspectos positivos e pontos de melhoria dos eventos. Ou seja, os questionários funcionam como excelentes recursos para o aprimoramento contínuo dos conteúdos ministrados.
Pesquisa de funcionários
Os formulários são muito úteis na rotina corporativa, já que as empresas estão constantemente empreendendo pesquisas internas e coletando feedbacks de funcionários.
Por exemplo, é possível usar os questionários como parte das conversas 1:1 e avaliações de desempenho periódicas.
Além disso, o departamento de Recursos Humanos pode aproveitar a plataforma para consultar os colaboradores a respeito de sugestões e necessidades relacionadas aos treinamentos para desenvolvimento profissional.
E, agora que você já sabe tudo sobre o Google Forms, que tal aprender como montar um questionário do zero?
Como criar um formulário no Google Forms?
Vamos direto ao ponto: confira, a seguir, o passo a passo para você usar o Google Forms.
Passo 1: acesse a plataforma
É possível fazer o login:
- com a conta pessoal, pelo menu do Google Chrome;
- com a conta empresarial, pela página inicial do Workspace;
- por meio de atalhos localizados em diversos aplicativos do Google.
Passo 2: crie um novo formulário
Acessou a plataforma? Então, é hora de criar um novo arquivo!
Em primeiro lugar, clique na opção “Em branco” que está disponível logo no início da página. Existem diversos modelos preexistentes, que podem servir de base para um novo questionário.
O formulário no Google pode ter diferentes estruturas de perguntas, como respostas curtas ou longas, caixa de seleção, lista suspensa, fazer a validação dos dados inseridos e muito mais. A ideia é construir um questionário adequado às suas necessidades.
Você verá como o Google Formulário é bem intuitivo e simples, facilitando a utilização e o desenvolvimento das questões!
Passo 3: defina o tipo de perguntas
Quanto mais objetivas forem as perguntas, mais assertivas serão as respostas. Por consequência, aumenta-se a confiabilidade dos dados coletados.
Mantendo a clareza dos questionamentos, é possível criar vários tipos de perguntas, com ou sem texto auxiliar, imagens, vídeos e gráficos.
Para exemplificar, o usuário pode escolher entre respostas fechadas ou abertas, com opções únicas ou múltiplas e, ainda, com respostas por escala numérica.
A personalização das perguntas é feita de forma intuitiva e fácil, como se estivesse montando uma lista. Após optar pelo tipo de pergunta, serão adicionados itens, editar ou deletar, além de indicar se a resposta é obrigatória ou opcional.
Passo 4: determine como será a navegação do usuário
Sim, é possível determinar um “percurso” de preenchimento, dependendo da resposta que o participante da pesquisa escolher.
Para isso, é só alterar o padrão do relatório de “continuar para a próxima página” (continue to next page) para “continuar para página com base na resposta” (go to page based on answer).
Passo 5: escolha um acabamento
O layout do Google Formulário é bastante personalizável. Com isso, você pode incluir imagens no cabeçalho, como o logotipo da empresa.
Esse tipo de acabamento ajuda muito a obter respostas, pois os entrevistados sentem mais confiança para dar a sua opinião.
Por sinal, você pode convidar outras pessoas para montar a lista em conjunto com você, bastando clicar em “adicionar colaboradores”.
Passo 6: escolha como enviar o questionário
Ao finalizar a montagem do questionário, você pode enviar o link para seu e-mail ou compartilhar nas redes sociais.
Existe também a opção de adicionar o link em sites e blog diretamente. Para tal, você precisa usar a “embed option”, que disponibiliza um trecho de código que será inserido pelo desenvolvedor no seu site.
Passo 7: acerte as configurações do formulário
Acessando o botão “Configurações” na parte superior da tela, pode-se cadastrar uma frase para ser exibida depois que a pessoa terminar de responder ao questionário.
Outra opção é permitir a visualização do resumo de suas respostas antes que o participante envie o formulário final. Também há a opção de alterar a possibilidade de revisão e edição das respostas.
Dica: ao coletar o e-mail das pessoas que estão respondendo o formulário, a empresa obterá uma boa lista de leads. Porém, tenha cuidado: conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os participantes devem autorizar o uso de suas informações pessoais.
Nesse caso, inclua um box para as pessoas clicarem e liberarem o envio de e-mail marketing e mensagens para os endereços eletrônicos cadastrados.
Passo 8: determine os formatos de respostas
Após os participantes da pesquisa finalizarem o envio dos questionários, é possível ver as respostas de três formas:
- na aba respostas: disponível na própria ferramenta Google Forms, contendo as respostas individuais de cada formulário preenchido e a representação gráfica de cada questão respondida;
- em uma planilha Google: é possível sincronizar as respostas a uma planilha nova ou já existente;
- arquivo do tipo comma-separated values (CSV): pode-se verificar os arquivos em CSV para se fazer uma análise mais aprofundada dos dados em outro software.
Tendo em mãos os dados obtidos com o questionário, os próximos passos envolvem o tratamento de dados e a posterior análise.
Essa é uma faceta do uso do Google Forms na rotina das empresas, sendo que essa ferramenta desempenha um papel central na obtenção de dados que podem ser processados para respaldar tomadas de decisões importantes.
Como usar o Google Forms em seu negócio? Dicas efetivas
Logo adiante, listamos dicas imperdíveis de como usar corretamente o Forms no dia a dia do trabalho!
Envie pesquisas com aparência profissional para os clientes
Pesquisas com uma boa aparência ajudam sua empresa a se comunicar com os clientes e coletar informações valiosas.
Adicione imagens, vídeos e lógica personalizada para oferecer uma excelente experiência aos participantes da pesquisa.
Analise as respostas com resumos automáticos
Veja as respostas em tempo real. Com o Google Forms, você também pode acessar dados brutos e analisá-los com o Google Planilhas ou outro software.
Compartilhe formulários via e-mail, link ou website
É fácil compartilhar formulários com pessoas específicas ou um público mais amplo integrando-os a seu website ou compartilhando-os via Currents, Facebook ou Twitter.
Crie formulários mais inteligentes
As regras de validação de dados podem assegurar que os endereços de e-mail foram digitados corretamente, as datas estão corretas e as pessoas recebam as perguntas adequadas, com base nas respostas anteriores.
Crie perguntas e analise os resultados em conjunto
Por fim, uma das vantagens do Google Forms é a colaboração em tempo real, que possibilita a criação mais ágil de formulários e facilita a análise de resultados com outras pessoas, eliminando a necessidade de compartilhar múltiplas versões do mesmo arquivo.
Continue lendo para ficar por dentro de mais vantagens do Google Forms!
Vantagens do Google Forms
Até agora, já mencionamos várias vantagens do Google Forms, não é mesmo?
Para que você não se perca em meio a tantas informações, resumimos e listamos os principais benefícios a seguir:
- facilidade de uso: a interface intuitiva e amigável agiliza a criação de questionários, mesmo quando os usuários não têm vasta experiência com ferramentas digitais;
- integração com demais aplicativos da Google: as informações coletadas podem ser automaticamente sincronizadas com plataformas como o Google Sheets;
- personalização detalhada: há diversos tipos de perguntas, que podem ter imagens e vídeos, tornando-os adequados para uma ampla gama de finalidades;
- coleta de dados simplificada: os campos de preenchimento são práticos e intuitivos;
- colaboração em tempo real: essa colaboração simultânea organiza o trabalho em equipe, reduzindo o número de arquivos de revisão;
- segurança reforçada: existem barreiras contra ataques cibernéticos e roubo dos dados levantados;
- acesso a modelos prontos: pode-se usar os templates prontos para uso, que economizam tempo na criação, bastando customizar as informações;
- integração com outras ferramentas: o Forms pode ser integrado a outras ferramentas do Workspace, como Google Docs e Google Agenda, para uma experiência mais abrangente de produtividade.
São muitas as vantagens, concorda? Caso ainda exista alguma dúvida ou receio quanto à implementação das ferramentas Google, basta solicitar a ajuda dos especialistas da WeColab!
Como contratar o Google Forms?
O Google Forms e os demais aplicativos incluídos no Workspace são famosos por otimizar o tempo dos colaboradores em atividades rotineiras. A propósito, essa migração é um grande investimento para o fluxo interno de companhias de todos os tamanhos.
Vale ressaltar que a migração para o Google Workspace é um processo que requer extrema precaução e planejamento meticuloso para haver a preservação e proteção do banco de dados da empresa.
Nesse sentido, a WeColab coloca à sua disposição uma equipe técnica altamente especializada na estruturação estratégica da transferência de dados para as ferramentas do Google Workspace.
Podemos ajudá-lo a identificar qual plano é mais adequado à realidade corporativa de sua empresa. E o melhor de tudo: a WeColab oferece descontos mensais nos planos do Google Workspace.
Você terá a flexibilidade de cancelar o plano quando necessário e poderá expandir sua assinatura conforme as necessidades específicas da empresa.
Estamos aqui para simplificar e facilitar a transição para uma experiência mais produtiva e eficaz com o Google Workspace.
E aí, já está pronto para colocar o Google Forms no dia a dia da sua empresa e fazer formulários impecáveis para seus clientes? Não perca mais tempo: venha para a WeColab!