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Dicas para home office: como se dar bem trabalhando em casa

A regulamentação do teletrabalho (home office) no Brasil na Reforma Trabalhista de 2017 acendeu nos profissionais brasileiros o desejo de trabalhar em casa. Mesmo entendendo como esse modelo funciona na teoria, na prática, seguir algumas dicas para home office ajuda

A regulamentação do teletrabalho (home office) no Brasil na Reforma Trabalhista de 2017 acendeu nos profissionais brasileiros o desejo de trabalhar em casa. Mesmo entendendo como esse modelo funciona na teoria, na prática, seguir algumas dicas para home office ajuda na fase de adaptação.

Em uma pesquisa da IWG, 77% dos profissionais do país concordam que o home office oferece mais qualidade de vida. Com a organização e as ferramentas certas, você pode se dar muito bem trabalhando de casa. 

O trabalho remoto é a sua realidade? Separamos seis dicas para home office que você pode adotar tanto para começar uma rotina quanto para atualizar sua forma atual de trabalhar em casa. Confira!

6 dicas para home office que dão certo

1. Estabeleça regras com a família e com você mesmo

Uma dos problemas mais comuns enfrentados por quem implementa o home office é definir os limites no relacionamento diário com a família durante o período de trabalho.

Muitas pessoas ainda tem a ideia errada de que quem trabalha em casa “não trabalha de verdade” ou que sempre pode “dar uma paradinha para conversar algum assunto de casa”.

Aqui os cenários podem ser muitos, então as dicas para home office são:

– Tenha um espaço para trabalhar. De preferência, um cômodo que você possa fechar a porta. Se não tiver um espaço sobrando na casa, use seu próprio quarto;

– Mora com os pais ou esposa/marido e filhos? Converse e deixe claro qual é sua rotina de trabalho e quais os horários você está disponível para conversar. 

– Quem mora sozinho tem mais liberdade no dia a dia, mas precisa ter disciplina para seguir a rotina de trabalho. 

É importante estabelecer limites para uma boa convivência com os outros, mas com você mesmo também.

2. Tenha uma rotina de trabalho regular

Rotina é uma palavra que muita gente não gosta nem de ouvir, mas ela não significa criar padrões inflexíveis de trabalho.

Por exemplo, se você está trabalhando em home office para uma empresa, siga o horário de funcionamento dela. Geralmente, os negócios funcionam no horário comercial de 8h às 18h ou de 9h às 17h.

Assim, você sabe que terá um horário para começar e para terminar sua rotina, tendo tempo para outras atividades e lazer.

Algumas dicas para home office para você não se “amarrar” nas próprias regras são:

– Seja flexível quando necessário. Precisa fazer uma reunião com alguém distante que só pode se reunir à noite? Permita-se começar mais tarde no dia seguinte para descansar ou pare mais cedo;

– Observe qual fase do dia você é mais produtivo e coloque as tarefas que exigem mais foco nesse período;

– Faça pausas durante o dia. Sentiu que a produtividade está baixando? Levante e faça um café ou alongue-se por alguns minutos ou converse para se recuperar. 

Nem sempre é simples balancear  a rotina de trabalho, mas é importante focar em esforços positivos para equilibrá-la. 

3. Socialize com as colegas via chat

Quem trabalha de casa pode se sentir solitário, às vezes, por isso é importante usar as ferramentas que a empresa tem para socializar com os colegas.

Os chats são recursos rápidos e fáceis de acabar com essa ideia de estar a parte da equipe do escritório. 

As empresas que adotam soluções integradas como o G Suite conseguem criar ambientes organizados e saudáveis para a equipe trocar ideias com o Hangouts Chat.

Além dos grupos dos projetos onde as conversas são sobre o andamento do trabalho, podem ser criados canais para troca de links interessantes, indicações de perfis nas redes sociais, vídeos, músicas, etc.

Momentos simples que ajudam a aproveitar melhor as pausas do dia lendo ou assistindo algo interessante. 

4. Faça lista de tarefas

Ter uma lista de tarefas diária é uma das dicas para home office básicas. Mas mesmo sendo algo tão simples, muitos trabalhadores remoto esquecem da sua eficiência. 

Uma ferramenta simples que ajuda a criar lista rapidamente é o Keep, uma das ferramentas do G Suite. 

É um aplicativo que funciona tanto no computador quanto no smartphone/tablet e permite criar listas, fazer anotações a mãos livre, salvas imagens e áudios. Tudo fica sincronizado na nuvem. 

Caso esteja dividindo um projeto com outras pessoas pode adicionar ‘colaboradores’ na nota e colocar um marcador para separá-la dos itens pessoais. 

5. Escolha um aplicativo para fazer videoconferências

Trabalhando em home office, fazer reuniões pela internet será um rotina constante para você.

Quem está iniciando nessa jornada de trabalho, economiza bastante tempo escolhendo com antecedência uma ferramenta para fazer esses encontros online.

Nem todo mundo tem facilidade para usar os recursos desse tipo. Provavelmente, você já esteve em alguma reunião onde uma pessoa não conseguia habilitar a câmera ou desligar o microfone, não é?

Conhecendo uma boa ferramenta, fica fácil sugerir e orientar os clientes e colegas. As empresas que usam o G Suite tem a facilidade de integrar todos os membros nas videoconferência via Hangouts Meet. Se for o caso da sua, aproveite!

6. Invista no seu espaço de trabalho

A nossa última dica para home office é tão importante quanto as anteriores em que o foco é organizar uma rotina e adicionar ferramentas para ter mais agilidade e produtividade no trabalho.

Organizar o espaço onde você realiza suas funções é um autocuidado importante. A ergonomia não deve ser esquecida no home office. Então você vai precisar de:

– uma mesa com um bom espaço;

– um cadeira confortável;

– uma boa iluminação;

– materiais de trabalho: caneta, bloco de papel, marca textos, etc;

– uma decoração para trazer sua personalidade para o ambiente, entre outros.

Com essas dicas para home office, você terá uma vida longa e produtiva trabalhando da sua casa. 

Dicas extra para ter produtividade no home office | Fonte: Siteware.

Trabalhando em home office: uma demanda atual

O desejo de trabalhar em casa parte, na maioria dos casos, dos próprios funcionários que abordam a possibilidade de flexibilizar as políticas de trabalho.

O relatório “The Role of People in the Future of Work” produzido pela Fuze traz duas estatísticas que reforçam essa iniciativa: 

77% dos profissionais querem a oportunidade de trabalhar fora do escritório pelo menos uma parte da sua jornada; 

89% dizem que a flexibilidade na rotina de trabalho deve ser uma política padrão, não um benefício.

Se você já conseguiu se inserir nessa modalidade de trabalho seja total ou parcialmente, tem a oportunidade de criar uma rotina produtiva, equilibrada e motivadora.

Precisa de um upgrade nas ferramentas de trabalho?

Ao longo das nossas dicas para home office, você pode conhecer alguns aplicativos do G Suite, um serviço do Google que permite que empresas trabalhem remoto com eficiência e total segurança. 

Crie um ambiente de trabalho integrado e 100% na nuvem com um dos pacotes do G Suite da Wecolab. Nossa equipe já ajudou mais de 500 empresas a trabalhar com mais produtividade.

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