O endomarketing é uma das estratégias mais eficazes para reduzir o índice de rotatividade dos funcionários (também conhecido como turnover) e atrair profissionais qualificados para a sua empresa.
Assim sendo, percebemos que o marketing precisa começar de dentro para fora e, por isso, daremos algumas dicas de como implementar o endomarketing na sua empresa e falar um pouco mais sobre essa estratégia.
O que é Endomarketing?
Conhecido como marketing interno, tem como meta reduzir a rotatividade de funcionários, além de compreender e captar suas reivindicações e opiniões.
Podemos dizer que o objetivo do endomarketing é transformar os colaboradores em pessoas que conhecem a empresa e são capazes de influenciar outras em seu meio social, ou seja, são pessoas que passam a palavra da marca.
Por que trabalhar o endomarketing?
É fundamental entender como o endomarketing funciona, confira a seguir alguns motivos para trabalhar o endomarketing dentro da sua empresa.
Colaboradores mais motivados
A estratégia de endomarketing auxilia a motivar os colaboradores. Essa motivação acontece porque a organização se mostra mais aberta a ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer. Se mostrando uma empresa que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar.
Otimização da produtividade
Ao se sentirem mais motivados, os colaboradores ficam mais satisfeitos com o seu trabalho, executando-o melhor suas tarefas, com atitudes mais proativas e garantindo os melhores resultados para o negócio.
Menor rotatividade de funcionários
O maior benefício do endomarketing é a motivação e, com ela em alta, é notável que a rotatividade de funcionários diminui dentro da empresa.
Quando o colaborador de uma empresa que utiliza o endomarketing, percebe que está em um ambiente que preza pela qualidade e bem-estar, poucos se mostram dispostos a deixar a empresa.
A empresa passa a ter um clima organizacional mais saudável e agradável
Seguindo o tópico anterior, se a empresa tem um clima organizacional mais saudável, o fluxo de atividades se ajusta, fazendo com que os processos sejam seguidos de forma mais precisa.
O que influencia no desempenho do time e no aumento de resultados positivos, já que impacta diretamente na produtividade e resultados da empresa.
O que é preciso para implementar o endomarketing?
Para iniciar o processo, é preciso lembrar que o endomarketing vai trabalhar a parte interna da empresa, focando sempre nos colaboradores e na percepção que eles têm da empresa.
Para isso, o setor do RH precisa estar em contato constante com os funcionários, conversando a respeito do que pensam da empresa, o que acreditam que precisa mudar ou reestruturar.
Com essas informações em mãos, chegou a hora de montar a estrutura das ações de endomarketing. É importante entender que essas ações precisam levar o colaborador para mais próximo da empresa.
Dentre as práticas mais comuns de endomarketing,podemos citar duas muito comuns:
- Treinamento de equipes: que auxilia no nivelamento dos colaboradores, além de promover a troca de experiências e aumentar a interação entre eles no dia a dia.
- Bonificação por resultados: acontece de acordo com o desempenho de cada integrante da equipe, e é uma forma de mostrar que a empresa realmente reconhece os esforços diários.
Com as estratégias traçadas, chegou a hora de colocá-las em ação. Durante a implantação, é fundamental manter pesquisas de satisfação junto aos colaboradores, além de pedir a opinião de cada um deles sobre o que pode ser mudado na empresa.
Agora que você já entende o que é o Endomarketing e como ele funciona, é preciso que você comece a estudar e aplicá-lo na sua empresa. Garanta que os seus colaboradores irão se sentir felizes e que entregarão boas referências sobre o seu empreendimento.
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