A grande maioria dos CEOs das empresas acreditam que a empatia está ligada à melhor performance financeira da empresa. Além disso, acredita-se também que os colaboradores têm maior propensão a permanecer em uma organização empática.
Isso significa que ser empático gera um retorno positivo e concreto na produtividade, lealdade e engajamento dos funcionários. Dados informam que:
- 77% dos trabalhadores estariam dispostos a trabalhar mais horas para um local de trabalho mais empático;
- 92% dos profissionais de RH observam que um local de trabalho empático é um fator importante para a retenção de funcionários.
- 80% dos millennials notaram que deixariam o emprego atual se seu escritório se tornasse menos empático.
- 66% dos Baby Boomers também compartilharam esse sentimento.
Cada vez mais prova-se que os processos organizacionais, mesmo que tecnológicos, são decorrentes (e até mesmo dependentes) do relacionamento humano.
O que é Empatia?
É um fator de aprimoramento dos relacionamentos interpessoais. Para sentir e demonstrar empatia não é preciso compartilhar das mesmas experiências ou circunstâncias que o outro.
A empatia está relacionada à tentativa de entender melhor a outra pessoa, sua trajetória e dificuldades, conhecer a realidade do outro.
Alguns psicólogos separam o conceito de empatia da seguinte forma:
- Empatia cognitiva é a capacidade de entender como uma pessoa se sente e o que ela pode estar pensando. A empatia cognitiva nos torna melhores comunicadores, porque nos ajuda a transmitir informações da maneira que melhor alcança a outra pessoa.
- Empatia emocional (também conhecida como empatia afetiva) é a capacidade de compartilhar os sentimentos de outra pessoa. Alguns o descreveram como “sua dor no meu coração”. Esse tipo de empatia ajuda a construir conexões emocionais com os outros.
- Empatia compassiva (também conhecida como preocupação empática), que vai além de simplesmente entender os outros e compartilhar seus sentimentos: na verdade, nos leva a agir, a ajudar o quanto pudermos.
A pesquisadora Dra. Brené Brown diz que a empatia consiste em quatro qualidades:
- a capacidade de assumir a perspectiva de outra pessoa;
- de afastar-se do julgamento;
- de reconhecer a emoção nos outros;
- de comunicar essa emoção.
Ela define a empatia como “o sentir com as pessoas” e observa que é uma “escolha vulnerável” pois cria conexões.
Empatia no trabalho
Para o mercado de trabalho a empatia é muito relevante já que com empatia os líderes são capazes de realizar tarefas como:
- Compreender seus liderados e manter um interesse ativo por suas preocupações;
- Dar a melhor orientação para servir, antever, identificar e satisfazer as necessidades dos clientes;
- Aprimorar sua capacidade de desenvolver equipes, perceber as necessidades das pessoas, identificar seus pontos fracos e reforçar suas aptidões;
- Cultivar as melhores oportunidades por meio de pessoas diferentes, sem deixar de valorizar a diversidade.
A empatia deixou de ser uma competência desejada e passou a ser uma questão de sobrevivência, um pré-requisito, já que é graças a essa competência que os colaboradores se adequam à cultura da empresa e entendem suas necessidades.
A empatia também é capaz de formar laços de confiança e colaboração entre os funcionários de uma empresa. Ela além de cultivar boas relações também estimula o desenvolvimento e retenção de talentos.
Benefícios em ser uma pessoa empática.
Agora que você já sabe que a empatia é muito importante para o ambiente de trabalho, vamos entender melhor os benefícios de se tornar uma pessoa empática.
Melhora as relações
Quanto mais empatia você têm, melhor é a relação entre o profissional e a equipe. Por conta disso, quando um colaborador têm essa habilidade, é comum que ele entenda melhor com os outros colaboradores, além de que facilita a comunicação de um forma mais dinâmica.
Ajuda na produtividade
Quando uma equipe é empática, é comum que ela atue de forma mais harmoniosa. Cada profissional pode entender a importância do outro, impactando diretamente na escalabilidade do trabalho. Isso aumenta a produtividade, fazendo com que os colaboradores e a empresa ganhem.
Promove a imagem da empresa
A empatia é capaz de mover a equipe fazendo com que a atenção fique no ambiente interno e externo, ficando na experiência do consumidor.
Quando a gestão se preocupa com o cliente e com os colaboradores, é possível conseguir informações valiosas e estratégicas. Essa preocupação promove uma imagem positiva da empresa, fazendo com que o mercado seja mais perceptivo em relação a sua marca.
Desenvolve profissionais
Auxilia no desenvolvimento de habilidades entre os profissionais. Quando um líder é empático, ele sabe ouvir, fazendo com que a equipe cresça junto. Esse líder é capaz de identificar falhas do grupo e prepará-lo.
A empatia no trabalho é uma meta importante. O processo é ativo e contínuo, sendo importante o incentivo a aquisição de tal habilidade. Isso fará com que a empresa melhore e esses benefícios refletem nos clientes.
Equipe Colaborativas e Empatia
Ter uma equipe colaborativa e empática é o ideal para toda empresa. Como já falamos algumas vezes, o sucesso de uma equipe colaborativa é contar com ferramentas como o Google Workspace (antigo G Suite) que colabora para que todos os funcionários trabalhem juntos.
No Google Workspace, é possível acessar todos os dados da sua empresa de qualquer lugar, a qualquer momento, facilitando muito o trabalho da equipe de um modo geral.
Mas, quando se tem, uma equipe colaborativa e empática é possível diminuir o tempo de produção de uma tarefa já que todos estão ali dispostos a ajudar uns aos outros.
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A empatia é uma das competências sociais mais relevantes para o mercado de trabalho. Por meio desse sentimento, os líderes se tornam capazes de realizar tarefas importantes como:
- Compreender seus liderados e manter um interesse ativo por suas preocupações;
- Dar a melhor orientação para servir, antever, identificar e satisfazer as necessidades dos clientes;
- Aprimorar sua capacidade de desenvolver equipes, perceber as necessidades das pessoas, identificar seus pontos fracos e reforçar suas aptidões;
- Cultivar as melhores oportunidades por meio de pessoas diferentes, sem deixar de valorizar a diversidade.
A empatia não é apenas uma competência profissional desejada, mas uma questão de sobrevivência no ambiente corporativo. É graças a esta habilidade que os colaboradores conseguem se adequar à cultura da empresa e entender suas necessidades.
Além disso, a empatia é responsável por formar laços de confiança e colaboração entre os diversos funcionários de uma organização. Trata-se de uma via de mão dupla que cultiva as boas relações e estimula o desenvolvimento e a retenção de talentos.
Você é uma pessoa que tem empatia pelo próximo? Deixe seu comentário quando chegar ao fim do texto e divida conosco a sua vivência.