Sua empresa investe em ferramentas de comunicação interna? Realiza campanhas para engajar os funcionários com a cultura da empresa?
A comunicação interna, também chamada de endomarketing, é uma parte fundamental da gestão de um negócio.
O setor de RH em parceria com o Marketing/Comunicação são os responsáveis por desenvolver e gerenciar ações que vão motivar a equipe a trabalhar e evoluir junto com a empresa.
Seu negócio precisa de uma atualização nessa parte? Confira quais são as ferramentas de comunicação interna que você pode implementar e as tendências em alta nas empresas.
Quais são as ferramentas de comunicação interna?
A comunicação interna é uma área que tanto grandes quanto pequenas e médias empresas investem atualmente.
Afinal, o crescimento de um negócio não acontece sem uma equipe alinhada com um propósito e sem chances de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Conheça sete ferramentas de comunicação empresarial que estão em alta nas empresas e valem o investimento:
1. E-mail profissional
O e-mail profissional é uma das ferramentas de comunicação interna básicas para gerenciar as mensagens de trabalho.
Ter um e-mail personalizado e exclusivo para o trabalho também ajuda a manter vida pessoal separada da vida empresarial.
Por isso, ter um e-mail corporativo com a URL personalizada da empresa é importante para reforçar o profissionalismo da comunicação entre os funcionários e dos funcionários com os clientes.
2. Chat online
No dia a dia das empresas, as equipes trocam não só mensagens por e-mail, mas também ideias rápidas e dúvidas com os colegas de setor.
Então uma das ferramentas de comunicação interna mais efetivas é ter um serviço de chat online oficial.
Padronizando o uso de um serviço, todos da empresa utilizam o mesmo canal facilitando o gerenciamento e evitando que assuntos de trabalho se misturem com assuntos pessoais.
Na hora de escolher, veja se o seu serviço de e-mail oferece alguma ferramenta de chat online ou tem parcerias com alguma ferramenta desse tipo.
No Google Workspace (Antigo G Suite), além do e-mail corporativo com a interface do Gmail, traz no pacote de serviços a ferramenta Chat para troca de mensagens rápidas entre as equipes.
3. Videoconferência e chamadas de voz
A pandemia do novo coronavírus colocou todo mundo em isolamento social para controlar o avanço do vírus.
Com isso, as ferramentas de comunicação interna para fazer videoconferências e chamadas de voz estão em alta.
Todas são fáceis de usar e reúnem as equipes de forma segura e com qualidade de som e imagem.
Assim como a ferramenta de Chat, a melhor estratégia é padronizar uma ferramenta geral para a empresa.
O Google Workspace (Antigo G Suite) também integra uma ferramenta de videoconferência entre seus serviços, o Google Meet, facilitando essa gestão.
4. Newsletter interna
A newsletter é outra das ferramentas de comunicação interna que pode ser muito bem aproveitada pelas empresas.
A função da newsletter é reunir informações relevantes em um formato dinâmico e bem organizado que é fácil de enviar para todos.
Dá para reunir links interessantes, campanhas da empresa, projetos novos, novidades do setor e manter a equipe informada.
Também pode ser um canal de interação para troca de ideias, pesquisas sobre treinamentos, encontros da empresa e muito mais.
5. Rede social corporativa ou app para smartphone
O digital está ganhando força entre as ferramentas de comunicação interna. Os canais online são práticos e fáceis de acessar — seja do computador ou do celular.
É um investimento maior e que exige planejamento técnico, operacional e de conteúdo. O principal objetivo é aproximar a equipe entre si e também dos líderes.
Os funcionários querem aprender, se inspirar e adquirir bagagem de quem sabe mais e tem boas experiências para compartilhar.
Tanto a rede social corporativa quanto o app servem como canais rápidos para divulgar informações da empresa e evitam o “disse me disse” que pode prejudicar o clima corporativo.
6. Jornal/Mural digital corporativo
O jornal e o mural corporativo são ferramentas de comunicação interna tradicionais e existiram por muitos anos em versão impressa.
É um formato válido, mas digitalizar esses canais é uma forma de manter a união da empresa em tempos de home office.
A ideia se mantém na versão digital: divulgar notícias da empresa, vídeos dos gestores, artigos dos colegas.
Esses canais ainda podem ser associados as newsletters para divulgar os links mais interessantes do jornal ou chamar a atenção para os recados e dicas do mural.
Além de servirem como oportunidade para os membros participarem criando conteúdos relevantes e motivando o desenvolvimento profissional.
Dica: o G Suite, agora Google Workspace tem uma ferramenta chamada ‘Sites’ onde é possível criar páginas da web personalizadas e com acesso exclusivo. Assim, as infos da empresa permanecem privadas e fáceis de acessar.
7. Canal corporativo
O conteúdo escrito é muito relevante nas ações de endomarketing, mas o vídeo também é um formato em alta em diversos setores.
A versatilidade dessa mídia facilita o consumo de conteúdo e a edição hoje é facilitada pelos inúmeros aplicativos e programar a disposição.
O canal corporativo é uma ferramenta de comunicação interna que pode ser criado em plataformas como o Youtube, por exemplo, mantendo os vídeos internos em modo privado.
A programação pode seguir um grade com quadros fixos, colaborações externas, entrevistas com profissionais da área, cobertura de eventos importantes do setor, etc.
Tendências de ferramentas de comunicação empresarial
Conhecer as ferramentas de comunicação interna é o primeiro passo para começar a fazer essa troca de informações.
O conteúdo rico é o principal para aproveitar com eficiência cada uma das ferramentas que citamos acima.
A pesquisa “Tendências: como será a comunicação interna nas empresas brasileiras em 2020” (Ação Integrada e Social Base) traz ideias e tendências em alta nessa área que vão se desenvolver nos próximos anos.
Foram entrevistados profissionais de empresas diversas tamanhos e área do mercado nacional. Entre os assuntos mais divulgados internamente estão:
- Benefícios e programas de RH;
- Mudanças na empresa;
- Propósito e cultura;
Outros temas mencionados na pesquisa foram:
- Objetivos e estratégias da empresa;
- Saúde e qualidade de vida;
- Lançamentos de produtos e serviços.
As campanhas de incentivo a liderança e comunicação interpessoal foram citadas como ações relevantes para o engajamento dos funcionários.
A humanização da comunicação também faz com que as ferramentas de comunicação interna atinjam seu propósito. Afinal, as pessoas são os principais personagens das empresas e investir em suas histórias vai levar seu negócio além.
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Agora que você conhece as ferramentas de comunicação empresarial pode começar a planejar a implementação no seu negócio.
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