No início deste mês (outubro), o Google anunciou algumas mudanças na plataforma G Suíte, que passou a se chamar Google Workspace.
Essa mudança de nome, também trouxe algumas alterações no já conhecido G Suite e nós vamos conhecer cada mudança no decorrer deste artigo.
O antigo G Suite
O antigo G Suite era uma ferramenta do Google desenvolvida para ser utilizada em cloud computing. Ou seja, tudo era armazenado de forma que fosse possível acessar dados, programas e arquivos de qualquer lugar via internet.
Para ter acesso a diversas facilidades do antigo G Suite era pago um plano (mensal ou anual) que, em seu plano básico, custava menos de R$25 reais.
O antigo G Suite entregava diversas facilidades e tinha muitas vantagens que continuam no novo Google Workspace, como por exemplo:
- Mobilidade: pode-se dizer que essa é a maior vantagem da plataforma. Como é usado o sistema de Cloud Computing, basta um dispositivo conectado a internet que você é capaz de acessar todos os seus documentos independente de onde você esteja.
- Colaboração: você e sua equipe conseguem trabalhar em um mesmo documento ao mesmo tempo, além de poder compartilhá-lo entre a equipe e assim, gerar maior agilidade e eficiência ao seu time. Todos conseguem acessar, visualizar, editar e comentar com facilidade e rapidez.
- Segurança: tanto o antigo G Suite, como o novo Google Workspace contam com a segurança da Cloud Platform Google que utiliza diferentes tipos de segurança, oferecendo máxima proteção de dados.
- Redução de custos: o sistema Cloud Computing ajuda na redução de gastos pois não há a necessidade de criar e gerenciar uma infraestrutura de TI. Fazendo com que essa contratação seja por demanda, ou seja, quando necessário.
O novo Google Workspace: o que mudou?
Além de ganhar um novo nome, o Google Workspace (antigo G Suite) também ganhou novo visual. Os ícones, símbolos e imagens foram repaginados marcando a mudança.
O Google Workspace continua trabalhando no modelo de assinatura já conhecido entre os usuários do G Suite. A assinatura da plataforma confere direito ao acesso a diversas ferramentas que poderão ser usadas simultaneamente por diversas pessoas.
O novo Google WorkSpace ganhou melhorias de integração quando comparado ao antigo G Suite, agora os aplicativos Meet, Chat e Salas, por exemplo, funcionam de forma mais integrada. Isso significa que todos os recursos desses aplicativos estarão disponíveis aos usuários do Google Workspace de forma mais colaborativa.
Com a chegada desta atualização, os preços também sofreram algumas mudanças. As modalidades de assinatura são voltadas para os negócios. Confira os planos e seus respectivos valores abaixo:
- Business Starter: inclui e-mail comercial personalizado e seguro, videochamadas com 100 participantes, 30 GB de armazenamento em nuvem (por usuário), controles de segurança e gerenciamento, e suporte padrão. Custa R$ 25,40 mensais por usuário (R$ 23,00 em período promocional por tempo limitado);
- Business Standard: inclui e-mail comercial personalizado e seguro, videochamadas com 150 participantes e gravação do conteúdo, 2 TB de armazenamento em nuvem (por usuário), controles de segurança e gerenciamento, e suporte padrão com upgrade para suporte aprimorado. Custa R$ 51,10 mensais por usuário (R$ 46,30 em período promocional por tempo limitado);
- Business Plus: inclui e-mail comercial personalizado e seguro com e-discovery e retenção, videochamadas com 250 participantes e gravação e controle de participação, 5 TB de armazenamento em nuvem (por usuário), controles de segurança e gerenciamento incluindo o Vault e o gerenciamento corporativo de endpoints. Custa R$ 78 mensais por usuário.
Vale ressaltar que esses valores são para novos usuários, caso você já seja cliente G Suite, a princípio, nada muda para você. Os valores mencionados foram adicionados no mês de Outubro de 2020, os valores podem variar de acordo com a data da leitura.
Além desses 3 planos, há também o Plano Enterprise que é um plano avançado, com recursos extras. Para conferir o preço e vantagens, entre em contato com a equipe WeColab.
O Google Workspace está mais colaborativo
A maior mudança foi deixar a plataforma mais colaborativa. Os usuários irão poder criar e colaborar em documentos e salas com pessoas convidadas além de divulgar prévias de arquivos (documentos, planilhas e apresentações de slide) sem precisar abrir uma nova aba no navegador.
Outra novidade é que ao mencionar uma pessoa em um documento, será exibido um card pop-up com diversas informações de contato da pessoa mencionada com alguns botões de ações rápidas, como iniciar chamada de vídeo, mandar e-mail e etc.
O modo PIP (picture-in-picture) também chamou bastante atenção dos usuários.
Esta função já era conhecida pelos usuários assíduos do Google Meet. Ela faz com que a janela da chamada diminua seu tamanho mantendo-se sempre visível. Agora o picture-in-picture também será compatível com o Doc, Planilhas e Apresentações, enquanto antes só funcionava no Gmail e Chat.
Como adquirir?
Nós da WeColab somos parceiros do Google e podemos te ajudar na adesão dessa ferramenta. Para isso, basta entrar em contato com um de nosso time de atendimento que eles terão um prazer imenso em passar todas as informações para você.
Além disso, você pode conferir os planos e outras informações direto em nosso site.