Skip to content

Google Meu Negócio: guia para colocar sua empresa no mapa.

O Google meu negócio é uma ótima forma de potencializar o seu negócio. Essa ferramenta tem como objetivo impulsionar as vendas locais por meio de informações nas páginas de busca e no Google Maps.  Essa alavancagem acontece por conta da necessidade das empresas estarem cada vez mais presentes na internet.  Então, se você ainda não possui o Google Meu Negócio, ou nem sabe do que se trata, continue lendo este artigo. 
Guia: Como colocar sua empresa no Google Meu Negócio.

O Google meu negócio é uma ótima forma de potencializar o seu negócio. Essa ferramenta tem como objetivo impulsionar as vendas locais por meio de informações nas páginas de busca e no Google Maps. 

Essa alavancagem acontece por conta da necessidade das empresas estarem cada vez mais presentes na internet. 

Então, se você ainda não possui o Google Meu Negócio, ou nem sabe do que se trata, continue lendo este artigo. 

 

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta criada pelo Google onde os empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google Maps.

Ele permite uma aproximação entre as empresas e os clientes, disponibilizando a oportunidade de passar informações aos usuários, como:

  • endereço;
  • telefone de contato;
  • horário de funcionamento;
  • horários de pico;
  • notas sobre o serviço/produto;
  • perguntas e respostas;
  • eventos que acontecerão etc.

 

Quais são os benefícios da ferramenta?

 

Maior confiabilidade

Estudos indicam que, em geral, as empresas que colocam suas informações no Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores.

 

Mais cliques

As empresas que usam o recurso de adicionar imagens ao Google Meu Negócio, recebem até 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site do que as outras empresas.

 

Facilidade de mensuração de resultados

O Google Meu Negócio permite que os gestores acessem informações, como:

  • os clientes pesquisam a empresa e de onde eles são;
  • quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta;
  • quantos pedidos de rota foram feitos;
  • quantos cliques o site teve.

 

Ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam

Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é possibilitar a aproximação a clientes quando eles estão em uma fase avançada de suas jornadas de compra.

Por exemplo, se você é dono de uma padaria e se cadastrar na ferramenta, terá muito mais chances de aparecer para esses potenciais clientes, receber um contato, uma visita e, quem sabe, fechar um negócio.

 

Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio?

1. Acesse a página da plataforma e faça o login

O primeiro passo é acessar o site Google Meu Negócio e clicar em ‘começar agora’, e realizar o login na plataforma, o mesmo que você usa para acessar o Gmail. 

Caso você já esteja logado no Google, será automaticamente encaminhado para a próxima etapa.

 

2. Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”

Preencha informações como endereço, nome da empresa, telefone, site, categoria e outras. Caso o seu tipo de negócio não tenha um local específico, pode optar por deixar selecionada a caixa onde diz “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

Por fim, clique em “Continuar”.

 

3. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa

Verifique se todas as informações de nome e telefone, por exemplo, estão corretas e, então, preencha a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.

Ao confirmar essa informação, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.

 

4. Confirme o local do seu negócio

Você será, então, redirecionado para o seu painel de controle. Mas, para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, será preciso confirmar o código enviado pelo Google.

Esse código será enviado via Correios e pode demorar, em média, de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço. Em seu painel de controle do Google Meu Negócio, aparecerá um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “Confirmar agora”. Clique nele e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você.

Essa carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio.

 

5. Adicione mais informações em sua página recém-criada

Após confirmada a sua localização, não esqueça de adicionar as informações complementares ao seu cadastro. Assim como, incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.

 

O Google Workspace é uma plataforma criada pelo Google que centraliza diversas ferramentas que irão ajudar a sua empresa a ser muito mais produtiva e colaborativa. Com ele você terá diversas vantagens para o seu negócio, alavancando suas vendas. 

Fale com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

Compartilhe na sua rede

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram