Para uma empresa, os clientes são a sua maior riqueza. Por isso é importante buscar sempre novas estratégias para manter os bons clientes e continuar atraindo novos consumidores para propagar e aumentar o alcance da marca.
Quando uma organização se preocupa em fazer um trabalho com seus clientes, essa organização está praticando os princípios do Marketing de Relacionamento. Essa é uma estratégia que vai além de uma ação para obter mais clientes. Vamos entender mais sobre essa estratégia?
Conheça o Marketing de Relacionamento.
Para explicar o que é marketing de relacionamento, é preciso entender quais estratégias estão embutidas nessa prática, sendo elas: construção e disseminação de marca, fidelização e criação de autoridade no mercado, contato com o público em diferentes canais de marketing digital e comunicação, comunicação próxima de cada pessoa com o ICP, automação de marketing com seus contatos.
O Marketing de Relacionamento tem como objetivo principal fazer o relacionamento, ou seja, conquistar e fidelizar clientes e fazer com que eles sejam defensores da sua marca.
Essa estratégia também possui outro objetivo: se tornar uma referência no mercado. Para isso, cria-se um relacionamento em que oferece vantagens ao seu cliente e prospects por meio de ações de comunicação.
Mas para que serve o Marketing de Relacionamento?
Como explicamos acima, o marketing de relacionamento é muito mais do que aumentar as vendas. Ele não se limita a conquistar clientes, ele quer conquistar fãs. Para isso, é necessário entregar algo em troca exclusivo para esses clientes/fãs.
Essa estratégia é de médio a longo prazo, sendo muito comum criar uma relação progressiva, se iniciando com algo básico que vá evoluindo com o tempo, fazendo com que aquele cliente permaneça cada vez mais tempo com você e sua marca.
Quando falamos de marketing de relacionamento, algo que chama muita atenção é o quanto esta estratégia pode aproximar a sua empresa do seu público, fazendo com que ele conheça cada detalhe do que você faz e as suas soluções. Dessa forma, a probabilidade deste cliente perceber o valor da sua solução e comprá-la é muito maior.
Temos ainda o fato de que, ao passar por uma boa experiência com a empresa, é muito mais provável que o seu público queira divulgar essa experiência positiva para outras pessoas, influenciando na aquisição de novos clientes.
Como uma ferramenta certa pode te ajudar.
Existem algumas ferramentas que podem te ajudar e agilizar o acesso a informações dos seus clientes. Vamos conhecer duas que podem ser ótimas aliadas:
Google Planilhas
O Planilhas é um aplicativo do Google, gratuito, que funciona como o excel, tendo a facilidade de ser integrado ao Google Workspace, podendo ser trabalho simultaneamente de diversos lugares e por diversas pessoas. Além disso, sua interface funciona muito bem no desktop, tablet ou smartphone.
Com ele você consegue destacar seus dados com tabelas e gráficos, colocar fórmulas e montar tabelas dinâmicas com opções de formatação condicional que poupam tempo e simplificam tarefas comuns.
Google Keep
O Keep também é um aplicativo do Google, gratuito e que funciona super bem em tablet, desktop e smartphone, por ser integrado ao Google Workspace também possui a facilidade de ser acessado por diversas pessoas em vários lugares.
Ele funciona como um bloco de notas, onde você pode rapidamente anotar toda e qualquer coisa que precisar, podendo colocar cores diferentes para cada situação, criar listas e etc.
As notas podem ser compartilhadas, o que facilita muito todo o processo, e podem ser feitas por meio de gravação de voz.
O Google Keep lembra das coisas por você.
Por que é importante fidelizar os clientes?
Já entendemos a importância do Marketing de Relacionamento, mas vamos conhecer os 3 principais benefícios dessa estratégia:
Aumentar o LTV (Lifetime Value)
O Lifetime Value é a métrica que ajuda a entender a importância de manter o cliente pelo maior tempo possível. Dessa forma é possível entender quando o cliente está entregando mais valor do que foi gasto em sua aquisição.
Com o marketing de relacionamento é possível aumentar a vida útil do cliente. Conseguindo conquistar mais clientes/fãs, você terá mais compras e um maior lifetime value.
Esses clientes podem também, como dito anteriormente, recomendar o seu produto ou serviço, ajudando a diminuir o CAC (custo de aquisição do cliente).
Redução nos gastos de anúncios e marketing
Como você pode contar com os seus clientes para fazer o serviço de recomendar o seu produto e/ou serviço para outras pessoas, é comum que se tenha, por conta disso, um impulsionamento orgânico nas vendas.
Maior alinhamento da comunicação em torno do cliente
Quando se foca no marketing de relacionamento, as empresas precisam ter um alinhamento organizacional mais forte, com intuito de proporcionar uma melhor experiência para o cliente.
Por conta disso, todas as equipes da empresa precisam trabalhar juntas para trazer mais clientes satisfeitos a longo prazo.
4 estratégias para fidelizar clientes
O marketing de relacionamento é uma estratégia muito importante e eficaz, agora que já sabemos isso, vamos conhecer 4 formas de fidelizar clientes.
Faça o monitoramento do comportamento do seu público consumidor
O passo mais importante é entender quem é o seu público consumidor. Qual o perfil dele? Onde se encontra a faixa etária? Qual o poder aquisitivo? Essas e muitas outras informações são essenciais para o seu negócio.
Com isso feito, é importante monitorar o comportamento do seu consumidor, principalmente, nas redes sociais. É preciso saber o que é falado sobre a sua marca, seu produto.
Assim com esse feedback em mãos, você poderá ter mais condições de deixar os seus clientes satisfeitos, consertando falhas e melhorando o seu desempenho no mercado.
Disponibilize canais de comunicação abertos
Hoje em dia, o consumidor está exigente, ele sabe o seu valor na sociedade e no mercado. E ele quer cada vez mais se sentir querido e importante para as empresas.
Por isso, quando atendido, ele gosta de atenção, opções. Para isso, é importante aumentar a comunicação com ele.
Diversifique disponibilizando várias opções, como: whatsapp, chat, sms, formulários em sites, e-mails. Quanto mais canais de comunicação, maior será a interação do seu cliente com você.
Realize um atendimento inteligente, eficiente e humanizado
O atendimento ao cliente é uma das coisas mais importantes quando falamos em fidelização de cliente. Com isso em mente, busque agilizar os processos e fazer com que eles sejam mais eficientes e inteligentes.
Demonstre ao seu cliente que você entende as dores e as preocupações, explique e deixe claro que você está ali para resolver os seus problemas, se colocando sempre à disposição para sanar qualquer dúvida de forma eficaz e rápida.
Invista no pós-venda e em pesquisas de satisfação para fidelizar clientes
O seu cliente comprou o seu produto/serviço. Calma, o processo não acaba aqui!
Mesmo depois de ele ter adquirido seu produto ou serviço, mantenha contato e entenda como está sendo a experiência desse cliente com o que foi adquirido, recolha o feedback do seu cliente, sendo negativo ou positivo.
Essa preocupação com o cliente no pós-venda fortalece o relacionamento entre vocês. A pesquisa de satisfação é uma ótima forma de ter esse feedback e relacionamento pós-venda.
Agora que chegamos ao fim, eu tenho certeza que você quer começar a praticar o Marketing de Relacionamento. E você pode contar com a gente, da WeColab, para conseguir o melhor preço do mercado no Google Workspace e ter em mãos ferramentas que irão te ajudar a construir essa estratégia.
Nós somos parceiros premium do Google e temos uma equipe a sua disposição para ajudar a sanar qualquer dúvida sobre o Google Workspace e sua ferramentas. Se tem alguma dúvida sobre os planos e qual o melhor para você, entre em contato com nossos especialistas.