Skip to content

Google Podcasts: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta.

O Google Podcasts é uma ferramenta que agrupa diversos podcasts gratuitos do Google, onde qualquer produtor de conteúdo pode indexar seus materiais a partir de seu site. Caso não conheça, os podcasts são um formato que está em ascensão, atendendo diversas propostas diferentes. Hoje em dia, é possível encontrar desde conteúdos mais jornalísticos até algo voltado para o lúdico, falando sobre qualquer tema.
Como funciona o Google Podcasts? Entenda tudo sobre essa ferramenta!

O Google Podcasts é uma ferramenta que agrupa diversos podcasts gratuitos do Google, onde qualquer produtor de conteúdo pode indexar seus materiais a partir de seu site.

Caso não conheça, os podcasts são um formato que está em ascensão, atendendo diversas propostas diferentes. Hoje em dia, é possível encontrar desde conteúdos mais jornalísticos até algo voltado para o lúdico, falando sobre qualquer tema.

Acontece que, quem já trabalha com esse tipo de material, precisa escolher as melhores plataformas para postar seus podcasts. E entre elas, está o Google Podcasts, sendo uma das mais relevantes do mercado, permitindo que o mesmo seja escutado por meio de smartphones ou computadores e tablets.

 

O que é Google Podcasts?

Como dito anteriormente, o Google Podcasts é um agregador de podcasts do Google, é por meio dele que os criadores de conteúdo fazem upload de seus materiais.

O objetivo é ser um ambiente digital onde os usuários possam acessar e, na busca por assuntos, encontrar podcasts sobre seus temas favoritos.

Apesar de ser gratuita, o Google Podcast possui uma ampla funcionalidade a usuários que consomem esse tipo de mídia, sendo essencial para os produtores de conteúdo, sendo necessário apenas um processo comum de indexação do seu feed de podcasts.

 

Como o Google Podcasts funciona?

Os consumidores de podcast costumam contar com agregadores mais simples, em sua maioria streamings como Spotify. Acontece que essas plataformas têm o podcast como uma opção além do serviço principal, que nesse caso são as músicas.

O Google Podcasts, por sua vez,  é focado nesse formato de mídia, o que representa uma curadoria mais ampla na publicação. Um paralelo importante a ser traçado é a forma como o Google oferece conteúdos em seus resultados de pesquisa.

Além disso, em sua plataforma de podcasts, o Google utiliza o mesmo algoritmo de busca do seu gerenciador de pesquisas, sendo assim, possibilita os usuários a encontrarem uma seleção grande de conteúdos de diferentes produtores.

 

Canais e categorias de assuntos

Todo conteúdo cadastrado no Google Podcasts é incluído dentro de um ambiente que irá gerar classificações para o material. Em primeiro lugar, será feita uma divisão de canais, ou seja, quem começa a realizar o upload de conteúdos nesse agregador cria automaticamente o seu canal. 

Dentro desse canal, será possível oferecer diferentes programas e em cada um desses programas subir os seus episódios.Essa divisão faz com que seja possível que as marcas ou produtores de conteúdo apostem em diferentes abordagens, criando diversos programas, para diversos públicos diferentes.

Ao subir um podcasts, é obrigatório associá-lo a um tema, é essa categorização que irá facilitar o mecanismo de busca a achar esse conteúdo e dar mais visibilidade a ele. Separar seus podcasts por categoria ainda irá ajudar a garantir uma audiência mais qualificada, trazendo mais resultados.

 

Os podcasts estão cada vez mais ganhando espaço, principalmente por conta da rotina agitada do mundo atual, onde nem sempre há tempo de ficar parado assistindo algum programa visual. Por isso, explorar as possibilidades desse tipo de mídia é uma tendência em crescimento.

Os podcasts ajudam marcas a monetizar, oferecer conteúdo diversificado, se comunicar com o público, educá-lo, gerar engajamento e obter conversões. 

 

Se você tem esse objetivo, conte com a ajuda da Wecolab e do Google Workspace para garantir o melhor agregador de podcasts do mercado.

Fale com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre como a plataforma pode te ajudar.

Compartilhe na sua rede

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram