Skip to content

Google Workspace: mais segurança para a sua empresa

O Google Workspace, antigo G Suite é uma ferramenta do Google que permite a colaboração entre os colaboradores e membros de uma equipe, de qualquer lugar e a qualquer momento.  Mas eu posso usar na minha empresa sem me preocupar? É realmente seguro? Vamos conferir tudo sobre a segurança no uso do Google Workspace.
Como o Google Workspace é segurança para a sua empresa

O Google Workspace, antigo G Suite é uma ferramenta do Google que permite a colaboração entre os colaboradores e membros de uma equipe, de qualquer lugar e a qualquer momento. 

Mas eu posso usar na minha empresa sem me preocupar? É realmente seguro? Vamos conferir tudo sobre a segurança no uso do Google Workspace.

 

Segurança e Google Workspace

Com uma super infraestrutura sólida e profissionais de segurança dedicados, o Google supera as expectativas, oferecendo um ambiente seguro, confiável e em compliance.

Para garantir o máximo de segurança é usado diversos modelos físicos como cartões de acesso eletrônico, detectores de metal e biometria tudo para que os data centers tenham a melhor segurança e que invasões sejam praticamente impossíveis de ocorrer. Os sistemas também são otimizados para oferecer desempenho e segurança, por conta disso, esses data centers usam um sistema operacional e arquivos protegidos.

Como sabemos, o Google controla boa parte dos hardwares, sendo assim pode reagir de forma rápida a qualquer ameaça e vulnerabilidade. Sendo distribuídos pelos próprios servidores do Google, os dados e data centers possuem integração de segurança e infraestrutura.

Não é segredo para ninguém que para o Google segurança vem em primeiro lugar. E para garantir a proteção, a segurança é incorporada em todas as etapas do processo de desenvolvimento de softwares. Sendo assim, caso aconteça algum problema, uma equipe dedicada ao gerenciamento de incidentes se assegura de que sejam resolvidos com o mínimo de interrupção.

 

No Google, segurança é prioridade

Como segurança vêm sempre em primeiro lugar, vamos a alguns exemplos de como são estabelecidos esses padrões elevados:

 

Perfect Forward Secrecy

O Google é o primeiro provedor de nuvem a fornecer o recurso perfect forward secrecy. Este recurso criptografa o conteúdo durante a sua transferência entre os servidores (do Google ou de outra empresa). Esse processo faz com que as chaves de uma conexão sejam temporárias impedindo a descriptografia. Hoje, muitas empresas já se comprometeram a adotar esta tecnologia para proteger seus dados. 

 

E-mails 100% criptografados

Quando transferidas entre os data centers do Google, todas as mensagens de e-mail que você envia ou recebe são criptografadas. Com o indicador TLS, o Google se tornou a primeira empresa a alertar os usuários quanto a forma não segura de envio entre provedores.

 

Criptografia reforçada

No Google as chaves de criptografia RSA são reforçadas com o dobro de tamanho. Além disso,  alterando essas chaves a cada 2 ou 3 semanas é estabelecido um novo paradigma para o restante do setor.

 

Gerenciamento de dispositivos móveis básico

É ativado, por padrão, o gerenciamento básico de dispositivos móveis. Esse recurso têm ferramentas fundamentais para o acesso às contas do trabalho por seus dispositivos móveis, mantendo assim os dados da organização mais seguros.

Nem sempre, porém, o gerenciamento básico irá atender às necessidades de segurança da sua organização. Nesse caso você deve optar por uma administração mais avançada que te fornece mais ferramentas de gerenciamento e opções de segurança, como gerenciamento de alguns aplicativos e auditorias de dispositivos.

Com o gerenciamento básico você pode também:

  • excluir permanentemente a conta de um usuário de um dispositivo móvel em caso de perda ou roubo
  • configurar alertas de atividade em dispositivos móveis
  • verificar, periodicamente, os dispositivos móveis que acessam os dados da sua organização

 

Gerenciamento de dispositivos móveis avançado

Como dito antes, o gerenciamento avançado é recomendado para aqueles que precisam de mais funções do que as oferecidas pelo básico. 

Com o gerenciamento de dispositivos móveis avançado você pode:

  • controlar melhor o acesso aos dados da sua organização
  • aplicar criptografia e restringir recursos dos dispositivos
  • gerenciar aplicativos em dispositivos com sistema android e ios
  • excluir dados dos dispositivos permanentemente

 

Entrando em contato com um de nossos especialista você terá todo a ajuda necessária para realizar a configuração tanto do gerenciamento de dispositivos móveis básicos como dos avançados.

 

Google Vault e seus benefícios

É uma ferramenta de governança das informações e e-discovery para o Google Workspace (antigo G Suite). Com ele é possível criar regras de retenção e guarda de documentos, além de pesquisar e exportar dados dos usuários.

Você pode usar o Vault para armazenar os dados de:

  • Mensagens do Gmail
  • Arquivos do Drive
  • Mensagens do google chat
  • Gravações do google meet e registros de chat
  • Mensagens do Grupos do Google
  • Mensagens do Hangout clássico

 

Governança de informações

Com o Vault é possível manter os dados pelo tempo que precisar, dessa forma você estará preservando os dados da sua organização mesmo quando os usuários os excluem ou esvaziem a lixeira.

É possível também remover os dados quando eles não forem mais necessários para a organização. Por exemplo, se a sua organização lida com dados confidenciais e após um determinado tempo esses precisem ser excluídos, é possível configurar o Vault para remover esses dados das contas de usuários e começar a limpá-lo em todos os sistemas do Google.

 

E-discovery: pesquisa, retenção e exportação de dados de interesse

Os usuários podem pesquisar dados, criar guardas de documentos e exportar dados para análise. 

É possível, inclusive, seguir as primeiras etapas do processo de e-discovery descrito pelo EDRM (Modelo de Referência de Descoberta Eletrônica):

  • Identificação: é possível pesquisar dados por conta de usuário, unidade organizacional, data ou palavra-chave e visualizar mensagens, anexos e arquivos. 
  • Preservação: como muitos dados precisam ser preservados indefinidamente por motivos legais ou por qualquer outra obrigação de retenção, você pode definir guardas de documentos em contas, unidades organizacionais e grupos.
  • Coleta: após ser feita uma pesquisa pelos dados, os mesmo podem ser exportados para processamento e análise. Essa exportação inclui:
    • cópia de todos os dados que correspondem os seus critérios de pesquisa
    • metadados necessários para vincular os dados exportados a usuários específicos 
    • informações comprobatórias para provar que os dados exportados correspondem aos armazenados nos servidores do Google.

 

Auditoria e controle de acesso

Além de todos os recursos mencionados, com o Vault é possível controlar quem acessa e quais ações estarão disponíveis. Garantindo que somente os usuários autorizados tenham acesso aos dados da sua organização. 

Você pode, inclusive, ativar o Vault para determinada unidade organizacional e atribuir a ela funções de administrador com privilégios, por exemplo.

O Vault gera registro de auditoria completo com a atividade de cada usuário. Nesses registros é possível saber quando um usuário criou ou editou uma regra de retenção, fez uma pesquisa ou, até mesmo, exportou um dado.

 

 

O Google Workspace fornece maior segurança para sua empresa e mais tranquilidade no dia a dia de trabalho. Caso esteja com dúvidas ou deseje adquirir um plano, entre em contato com um de nossos especialistas. Além de ajudá-lo a escolher a melhor opção para a sua empresa eles terão o maior prazer em ajudá-los em toda e qualquer configuração necessária.

Compartilhe na sua rede

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram