Muitos serviços digitais funcionam a partir de uma infraestrutura em cloud computing. Esse modelo de infraestrutura oferece muitas vantagens, mesmo para negócios tradicionais – ou seja, aqueles que não precisam estar online para funcionar – ele pode ajudar na otimização da rotina.
Vamos entender melhor, neste artigo, como que a infraestrutura em cloud computing pode ajudar na rotina da sua empresa.
Para que serve a infraestrutura em Cloud Computing?
A infraestrutura em Cloud Computing facilita o compartilhamento e uso de recursos de computação por meio da internet. Isto elimina a necessidade de downloads de sistemas operacionais, softwares e etc.
Com o Cloud Computing as soluções de TI ficam disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, desde que você tenha acesso a internet, aumentando a velocidade, desempenho e, consequentemente, a experiência dos usuários.
Tipos de infraestrutura em Cloud Computing
Existem diversos tipos de infraestrutura em cloud computing, por isso, é comum dividi-la em dois aspectos: tipos de serviços e tipos de nuvem. Vamos conferir as características de cada uma dessas categorias.
Tipos de serviços
Os serviços em nuvem são um modelo de negócio onde um provedor, como o Google Workspace, oferece soluções tecnológicas por uma taxa de assinatura (mensal, anual ou semestral).
Infraestrutura como Serviço (IaaS)
Com a IaaS, são alugados recursos de infraestrutura para transmissão e armazenamento. A cobrança desse ‘aluguel’ é feita de acordo com o volume acondicionado e trafegado ou de acordo com os equipamentos usados.
Sendo assim, essa é uma opção escalável que se adapta às necessidades do contratante.
Plataforma como Serviço (PaaS)
Já quando falamos em PaaS, o serviço em questão é a oferta de um ambiente de desenvolvimento, incluindo sistemas operacionais, ferramentas de programação, aplicativos de gerenciamento de bancos de dados e de BI. Com o PaaS, é possível criar, executar e customizar softwares.
Software como Serviço (SaaS)
No SaaS, é contratado o acesso a softwares via internet.
Ou seja, sem a necessidade de comprar licenças, eliminando a necessidade de downloads ou configurações, além de, é claro, não demandar um grande valor de investimento em equipamentos que comportem esses programas.
Tipos de nuvem
Quando falamos em tipos de nuvem, a infraestrutura em cloud computing pode ser dividida em três tipos, vamos conferi-los agora.
Pública
A nuvem pública conta com uma infraestrutura fornecida por terceiros, ficando disponível para qualquer pessoa (física ou jurídica) que queira contratá-la. Mas isso não significa que o que é salvo neste tipo de nuvem é de domínio público.
A nuvem do Google, por exemplo, precisa de um login no Gmail e de uma permissão para que o arquivo seja acessado.
Na nuvem pública, o responsável pelo documento tem total responsabilidade pela integridade do mesmo, enquanto o provedor fica responsável pela manutenção e gerenciamento dos recursos e segurança.
É o tipo de nuvem mais acessível, sem deixar de atender às necessidades de uma empresa ou pessoa física.
Privada
A nuvem privada, ao contrário da nuvem pública, exige um investimento em infraestrutura já que os equipamentos para armazenamento ficam no domínio interno da empresa,
Somente computadores autorizados podem acessar uma nuvem privada, sendo a opção mais recomendada quando falamos de organizações que atuam com dados sensíveis, como bancos.
Híbrida
Como o nome já sugere, a nuvem híbrida é uma junção das duas nuvens já citadas. Ela é uma estratégia para negócios que querem atender online, mas que trabalham com informações sigilosas.
Como a infraestrutura em Cloud Computing pode ajudar na rotina da empresa?
Muito se engana quem acredita que somente as grandes empresas podem se beneficiar ao organizar seus recursos tecnológicos em uma infraestrutura em Cloud Computing.
Os pequenos e médios negócios também podem retirar vantagens deste modelo de infraestrutura, confira a seguir:
- redução de custos: investimentos em aquisição e manutenção de hardware ou com licenças individuais para a instalação de softwares em todas as máquinas são eliminados;
- menor necessidade de espaço físico: com o armazenamento online, a empresa não precisa de uma área para colocar a infraestrutura de TI;
- escalabilidade: a demanda de espaço no servidor ou de volume de tráfego pode ser redimensionada — aumentando ou diminuindo — de acordo com a necessidade do contratante;
- mobilidade: o trabalho remoto gera economia para a empresa, bem como facilidade, conforto e agilidade para a equipe;
- segurança: antivírus, firewalls, políticas de controle de acesso, atualizações e backups automáticos, assistência técnica e constante renovação de recursos são alguns dos elementos que garantem a proteção contra falhas internas ou ataques virtuais;
- tomada de decisão mais eficiente: todos os dados ficam salvos no mesmo lugar e podem ser facilmente encontrados, lidos ou compartilhados, embasando escolhas mais certeiras da gestão;
- computação de alto desempenho: apesar de econômica, a infraestrutura em Cloud Computing é robusta, suportando o processamento de grandes volumes de dados sem riscos de interrupção.
Confira as principais soluções de infraestrutura em Cloud Computing.
Vamos conferir as principais soluções de infraestrutura em Cloud Computing para entender melhor como que a rotina da sua empresa pode tirar proveito disto.
Migração de aplicativos
Ao migrar aplicativos para a nuvem, o custo-benefício deles é otimizado, tanto pela melhoria no desempenho como na redução de valores de manutenção.
Áreas de trabalho virtuais
Outra solução é a facilidade para o trabalho remoto, com a facilidade dos ambientes virtuais. Segurança, escalabilidade, acesso rápido e unificado a dados, redução de custos, agilidade operacional entre outras vantagens.
Backup automático e recuperação de desastres
Os dados são uma grande vantagem estratégica, sendo assim, poder contar com backups automáticos e recuperação de desastres em nuvem, é algo extremamente importante.
Além de entregar mais segurança, esse serviço também elimina o risco de perder informações valiosas e sensíveis.
Como podemos ver no decorrer deste artigo, administrar os recursos tecnológicos da sua empresa em uma infraestrutura em Cloud Computing traz muitas vantagens.
Sendo uma opção flexível, que apresenta diversas configurações, a infraestrutura em cloud computing ajuda na rotina de empresas de todos os portes.
Conte com a Wecolab para ajudar a sua empresa a migrar para a melhor nuvem pública do mundo, o Google Workspace. Ele conta com a segurança de ser uma plataforma do Google e, com a Wecolab, você garante o melhor preço do mercado.