A inteligência artificial do Google é um recurso do Google Cloud que permite o desenvolvimento de aplicativos, softwares e outras soluções de tecnologia usadas para facilitar a execução de tarefas e diagnósticos de forma precisa e automática.
O estudo “Notes from the AI frontier: Modeling the impact of AI on the world economy” da consultoria McKinsey que aborda os impactos da inteligência artificial (IA) na economia global, prevê que até 2030 as empresas que adotarem a IA podem dobrar seu fluxo de caixa atual.
Em valores, isso significa uma produção econômica de US$ 13 trilhões estimada para os próximos 10 anos.
Esse cenário mostra o quanto a transformação digital nas empresas tem o potencial de retornar o investimento em forma de lucro e crescimento.
Quer saber mais? Continue a leitura e entenda o que é a inteligência artificial do Google e as possibilidades que ela oferece aos negócios.
O que é inteligência artificial do Google?
IA ou Inteligência Artificial (Artificial Intelligence (AI) em inglês) é uma área da Ciência da Computação que estuda e desenvolve sistemas, aplicativos ou softwares para executar tarefas de forma inteligente, baseada em dados.
A AI do Google é esse recurso direcionado para o desenvolvimento de soluções que ajudam os negócios a criar programas e aplicativos para fazer suas tarefas de forma rápida, automatizada e fácil.
Essa plataforma de trabalho fica dentro do Google Cloud um sistema que integra o G Suite e permite que programadores e desenvolvedores usem as ferramentas disponíveis para trabalhar nas suas criações.
Além de contribuir com o crescimento do negócio, a inteligência artificial do Google também pode ser usada para desenvolver soluções que melhoram a satisfação do cliente e sua experiência como usuário.
Com a inteligência artificial do Google, as empresas colocam em prática o machine learning (aprendizagem de máquina ou automática), área que estuda o desenvolvimento e reconhecimento de padrões de dados computacionais, que também está relacionado com a IA.
Como funciona AI do Google
O ponto principal de usar a inteligência artificial do Google é conseguir resolver algum problema ou demanda do negócio, usando tecnologia de ponta.
Um sistema de manutenção, por exemplo, pode ser criado com inteligência artificial para aumentar a eficiência da análise, diminuindo o tempo necessário para que essa função seja realizada.
Para criar essas soluções que facilitam o fluxo de trabalho, é necessário ter acesso ao Google Cloud. Dentro do sistema existe:
- o AI Platform: é onde desenvolvedores de machine learning, cientistas ou engenheiros de dados criam os aplicativos de inteligência artificial (IA);
- a AI Hub: é um espaço para as equipes dos projetos colaborarem entre si, verem o avanço do trabalho, etc;
- o TensorFlow Enterprise: oferece suporte, desempenho e serviços gerenciados de nível empresarial para de trabalho de IA.
Dentro do Cloud podem ser criadas soluções relacionadas a visão (imagem e vídeo), linguagem (tradução de idiomas), conversas (converter voz em texto e vice versa) e dados estruturados (recomendação de produtos ou análise de conjuntos de dados).
Elementos essenciais
Para guiar o trabalho dos desenvolvedores, a inteligência artificial do Google oferece dois tipos de ferramentas, chamadas de elementos essenciais. Eles podem ser utilizados separados ou combinados:
– AutoML para modelos personalizados: se sua empresa tem uma ideia para melhorar um fluxo de trabalho específico com ações personalizadas, o AutoML permite a criação de toda linguagem de códigos do zero para essa ferramenta;
– APIs para modelos pré-treinados: as APIs são bases de código padrão que executam determinadas funções que podem ser incorporadas ao aplicativo criado para sua empresa, por exemplo.
Com os recursos de inteligência artificial do Google, a criação é feita de forma organizada, segura e eficiente.
Assim, as equipes podem trabalhar melhor e mais rápido, contribuindo para melhorar os resultados da empresa.
Exemplos de inteligência artificial nos negócios
A tecnologia da inteligência artificial do Google aponta para um futuro promissor e cada vez mais convidativo para as empresas mergulharem.
Mesmo sendo um campo novo, a inteligência artificial já é realidade em muitas empresas. Um dos principais benefícios é conseguir eliminar processos cansativos e que se realizados manualmente levariam horas, dias ou meses.
Alguns exemplos aplicados de inteligência artificial são:
– Automação de processos: a AES Corporation, uma empresa de produção e distribuição de energia elétrica dos Estados Unidos, usou a AI do Google para criar um sistema de manutenção que analisa as pás das turbinas de energia eólica nos campos de produção.
As imagens capturadas por drone são inseridas no aplicativo de inteligência artificial da empresa que analisa e elimina 50% das imagens de forma automática.
Dessa forma, a equipe de engenheiros pode focar o trabalho onde é realmente necessário fazer uma análise mais apurada para verificar o tipo de dano nas pás, a sua causa e o reparo necessário.
– Levantamento de dados para marketing: existem ferramentas que usam a inteligência artificial para analisar bases de dados relacionados ao público-alvo e aos clientes.
Com essas informações, as mensagens das campanhas de marketing podem ser personalizadas para atingir os objetivos de interesse da empresa.
– Atendimento ao cliente automatizado: a inteligência artificial também contribui para a melhorar a experiência do cliente em relação ao atendimento e suporte.
Os chatbots usados nos sites e serviços de SAC são exemplos que já vemos funcionando no mercado. Através de palavras-chave, o sistema direciona o usuário para as resposta que ele procura.
– Estudo de tendências de mercado: cada área do mercado lida com uma grande quantidade de dados que apontam para tendências que podem revolucionar seu setor.
Para descobrir para onde esses movimentos apontam, é usado o Big Data que orienta a análise das informações, aliado a inteligência artificial para acelerar o processo e suas conclusões.
Benefícios da IA para empresas
A inteligência artificial do Google dá suporte para os negócios criarem ferramentas que permitem inovar de forma consistente, colocando os olhos no futuro.
Assim, através do Google Cloud, que é uma das ferramentas do G Suite para empresas, o acesso a tecnologia é rápido e a equipe pode seguir as boas práticas recomendadas por especialistas.
Entre os benefícios não poderia faltar a segurança para criar, executar e armazenar os dados e os padrões criados para que seu negócio esteja sempre um passo à frente da concorrência.
Leve a AI do Google para sua empresa
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O primeiro passo na direção dessa inovação é com a mudança para o G Suite que vai integrar sua equipe, alinhando todos em um único sistema de gestão.
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