Skip to content

O que é Google Cloud? Conheça as funcionalidades do programa

O Google Cloud é o conjunto de servidores do Google, distribuídos no mundo todo e que dão suporte para criadores de aplicativos, hardwares e softwares baseados na nuvem desenvolverem seus projetos. Os servidores na nuvem são uma modalidade mais econômica do que a criação de um servidor físico próprio que gera gastos com
o-que-e-google-cloud

O Google Cloud é o conjunto de servidores do Google, distribuídos no mundo todo e que dão suporte para criadores de aplicativos, hardwares e softwares baseados na nuvem desenvolverem seus projetos.

Os servidores na nuvem são uma modalidade mais econômica do que a criação de um servidor físico próprio que gera gastos com equipamentos, armazenamento e manutenção.

Assim, empresas maiores como o Google que podem sustentar data centers em todo o mundo vendem esse serviço para permitir o desenvolvimento acessível de apps e outras soluções de automação hospedadas na nuvem.

Quer saber mais sobre o Google Cloud e como ele funciona e suas vantagens? Continue lendo e confira todas as informações abaixo.

O que é Google Cloud?

Como dissemos o Google Cloud é o sistema de servidores físicos do Google que dá suporte para criação de aplicativos e softwares baseados na nuvem.

Os data centers da empresa são distribuídos por locais do mundo para tornar a resposta dos servidores mais rápida e, consequentemente, seu programa mais eficiente.

Esses pontos-chave que estão divididos por todos os continentes e que são chamados de “regiões” são:

  • Ásia;
  • Austrália (cobrindo a Oceania);
  • Europa;
  • América do Norte;
  • América do Sul.
data-center-google-asia-singapura
Data Center do Google em Singapura/Ásia | Foto: TechCrunch.

Para que serve?

A principal função do Google Cloud é centralizar as operações realizadas pelo programas construídos nele. Os principais serviços para os quais ele é usado são:

  • Big Data;
  • Computação e hospedagem;
  • Banco de dados;
  • Armazenamento;
  • Machine learning;
  • Rede, entre outros.

Por isso, o Google divide sua infraestrutura de servidores nos continentes para agilizar o tempo de resposta, evitando falhas ou demora (latência) no funcionamento do serviço.

Quem lida diretamente com o programa é o desenvolvedor do produto digital que está sendo criado, pois é necessário ter um bom conhecimento de programação, TI, experiência do usuário, entre outras qualificações, para criar um bom projeto.

Entre os principais produtos que podem ser criados no Google Cloud estão:

Infrastructure as a Service (IAAS)

A infraestrutura como serviço é um produto relacionado a execução de funções informativas e operacionais. Um exemplo são os aplicativos de instituições bancárias que realizam várias das operações antes feita apenas nas agências, fornecendo praticidade e segurança.

Platform as a Service (PAAS)

A plataforma como serviço é uma estrutura onde existe uma base de códigos na qual o desenvolvedor trabalha para otimizar a criação do seu software. É usado para construir soluções relacionadas a Business Intelligence, que fazem a organização de dados.

Software as a Service (SaaS)

O software como serviço, em tradução para o português, são programas hospedados na nuvem que desempenham uma determinada função. A sua utilização está vinculada ao pagamento de uma mensalidade.

Exemplo: o Gmail do próprio Google, softwares de gerenciamento de vendas (CRM) como o Agendor.

Sem um servidor, uma ferramenta digital não existe. Então tudo que você executa no seu smartphone ou computador — de softwares a aplicativos de lazer —, todos passam por um servidor como o Google Cloud.

Como o programa funciona na prática

Na hora de criar um site ou aplicativo no Google Cloud (GC), o desenvolvedor agrupa os serviços que serão desempenhados e adiciona o código criado dentro do programa.

Para criar um projeto, é preciso ter uma conta no Google Cloud. Assim, ao abrir a página inicial e começar o trabalho, o desenvolvedor define três informações principais:

  1. o nome do projeto;
  2. o código do projeto, fornecido pelo desenvolvedor ou pelo GC;
  3. o número do projeto (número gerado automaticamente pelo GC).

O número do projeto é único e não volta a ser utilizado mesmo quando o projeto é excluído do programa.

interface-google-cloud
Interface de um projeto dentro Google Cloud Console.

Os projetos criados dentro do Google Cloud Console podem ser acessados pelos membros da equipe de desenvolvimento através do computador. Também possui um aplicativo para celular que permite fazer um gerenciamento básico de alguns detalhes do projeto.

Dentro do painel do projeto, o desenvolvedor configura toda a operação do sistema que está sendo criado, as respostas, correções de erros, etc.

Outras duas formas de gerenciar um projeto no Google Gogle são:

Interface de linha de comando: interface em janela terminal (aquele com fundo preto) que o desenvolvedor acessa através do SDK do Google Cloud com todas as ferramentas para gerenciar o trabalho e os recursos do GC.

Bibliotecas de cliente: também via SDK, as bibliotecas de cliente colocam a disposição todos os recursos de gerenciamento e criação de novos serviços.

Vantagens de usar o Google Cloud

Uma das principais vantagens depois que você conhece o que é Google Cloud é a segurança de usar um programa que reúne tudo que você precisa: bons servidores e capacidade de armazenamento.

Assim, quem trabalha sozinho ou em equipe pode se concentrar exclusivamente no desenvolvimento, melhorando a produtividade durante a criação.

Como falamos no início do post, os servidores na nuvem como o Google Cloud são uma forma de economizar, pagando por um serviço que dá acesso ao conjunto completo de recursos que você precisa.

Como adquirir o Google Cloud?

Gostou de saber mais sobre o que é Google Cloud? Esse programa integra o pacote de ferramentas do G Suite que também oferece outros aplicativos essenciais para a rotina de trabalho.

Se você busca por uma solução bem estruturada e que pode tornar sua equipe mais eficiente, fala com o time de especialistas da Wecolab.

Acompanhamos todo o processo desde a aquisição (temos o menor preço do Brasil para todos os planos!) até os primeiros passos para adaptação às novas ferramentas.

Compartilhe na sua rede

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram