Empresas de todos os tamanhos precisam criar uma estrutura colaborativa para organizar a gestão do negócio. A medida que o trabalho começa, as necessidades vão surgindo e/ou aumentando. Por isso, usar um serviço como o G Suite promove uma integração simples e rápida do trabalho. Mas o que é G Suite?
Você provavelmente conhece o Google, uma das empresas pioneiras na internet e a frente da maioria das inovações tecnológicas atuais.
Muito provavelmente seu e-mail de trabalho deve ser do Gmail, inclusive. Uma ferramenta intuitiva e fácil de usar, mas o Google oferece muito mais em termos de recursos para o gerenciamento de um negócio.
Como dono de uma empresa você e seu time lidam diariamente com:
- troca de e-mails;
- compartilhamento de documentos e contratos;
- compartilhamento de planilhas;
- cronograma de reuniões;
- conversas via chat ou vídeo com a equipe;
- armazenamento de arquivos;
- compartilhamento de fotos, vídeos e muito mais.
O detalhe é que todas essas atividades não acontecem apenas quando você está sentando em frente ao computador. Elas também surgem enquanto você está em trânsito para algum lugar ou em casa.
Então você também precisa ter acesso mobile responsivo a tudo isso do seu smartphone ou tablet, certo?
Mas o que o G Suite tem a ver com tudo isso? Continue lendo este post para entender o que significa G Suite, como ele funciona e os principais recursos que o serviço oferece para empresas. Boa leitura!
O que é G Suite?
O G Suite é o conjunto de serviços do Google — Gmail comercial, Drive, agenda, chat, documentos, planilha, apresentação, dentre outros serviços — que pode ser personalizado com o domínio da empresa.
Por exemplo: ao invés de ter um e-mail @gmail.com, contratando um pacote de serviço do G Suite seu e-mail comercial passar a ser @suaempresa.
Essa personalização é apenas o primeiro passo, pois seu negócio precisa de mais ferramentas para funcionar além do e-mail.
E onde mais estaria o futuro do trabalho senão nas ferramentas digitais? Essa é a proposta de integração do G Suite. Dê o play no vídeo abaixo:
Como funciona o G Suite
Entendido o que é o G Suite, precisamos compreender também como funciona esse recurso. O principal objetivo de ter um conjunto de ferramentas digitais à disposição da empresa é:
- trabalhar com mais agilidade;
- economizar tempo nas tarefas;
- compartilhar informações, conhecimento e ideias de forma prática e dinâmica;
- dar mais flexibilidade e mobilidade ao trabalho.
É aí que entra o G Suite. Usando as soluções desenvolvidas pelo Google, a empresa precisa assinar um dos planos do serviço para estruturar sua gestão.
Os pacotes do G Suite se diferenciam pela quantidade armazenamento disponível por conta, aplicativos incluídos e recursos de segurança e gerenciamento.
A escolha do plano mais adequado deve seguir a necessidade atual da empresa. Principalmente porque depois é possível migrar para planos mais avançados quando for necessário.
No mercado existem provedores que além de facilitar a contratação do G Suite fornecem assessorias em:
– Implantação e Treinamento: para integrar e apresentar todos da empresa a nova solução;
– Migração de Dados: para fazer a transição de todos os arquivos e dados para o G Suite;
– Aderência à LGPD: é o protocolo atual de proteção de dados utilizado em todo o mundo e com o qual todas as empresas devem estar em conformidade.
Já entendemos o que é e como funciona o G Suite. Então considere que você já decidiu usar esse serviço, mas quer saber o que ele oferece exatamente.
Confira o próximo tópico!
Principais recursos para empresas
Para você entender todo o potencial do que é G Suite para a organização de uma empresa, destacamos a seguir os principais recursos:
– E-mail comercial Gmail: personalizado com o domínio e logo da empresa. Tem a interface padrão do serviço do Google;
– Hangouts Chat e Meet: o primeiro é o aplicativo para troca de mensagens de texto e o segundo permite fazer chamadas de vídeo e/ou voz com até 100, 150 ou 250 pessoas por vez.
– Agenda: permite criar e compartilhar com outras pessoas metas, lembretes e eventos como reuniões, videoconferências, etc.
– Drive: sistema de armazenamento em nuvem com capacidade de 30 GB até ilimitado, de acordo com o plano.
– Documentos, planilhas, apresentações e formulários: são os produtos Google equivalentes ao Word, Excel e PowerPoint da Microsoft. Com uma ferramenta extra para criar formulários de pesquisa múltipla escolha e/ou com perguntas abertas.
– Sites: é um aplicativo que permite criar páginas sobre sua empresa para divulgar internamente e para parceiros em apresentações sobre o negócio.
– Keep: um aplicativo para criar notas e listas compartilháveis.
– Currents: é um aplicativo similar a um Fórum de discussões onde os membros da equipe podem compartilhar suas ideias.
– Apps Script: ferramenta de desenvolvimento e programação de aplicativos.
– Cloud Search: um recursos que permite pesquisar informações em todo o sistema G Suite da empresa.
Vantagens do G Suite
Todos essas ferramentas vão tornar o dia a dia de trabalho mais dinâmico, eficiente e integrado para todos os membros, independentemente de estarem na empresa ou trabalhando de casa.
Ter todos os arquivos compartilhados é muito útil. Mas no G Suite, você também pode criar pastas com acesso restrito, arquivos que podem ser apenas visualizados, outros abertos para edição de acordo com controle e a proteção de dados do negócio.
O fato de tudo estar em um lugar só também evita o acúmulo de senhas (que sempre são esquecidas) de diferentes provedores.
O G Suite é uma forma inteligente de alinhar sua empresa com o futuro que se expande cada vez mais no universo digital.
Comece ou migre seu sistema para o G Suite!
Entendeu o que é o G Suite e todo o potencial que ele tem para organizar e ajudar seu negócio a crescer?
Na Wecolab nós oferecemos o melhor custo-benefício de planos para adesão ao G Suite do mercado. Também fazemos atendimento personalizado com serviços para colocar sua empresa na era digital sem dificuldades de entender “como funciona”.
Acesse nosso site e conheça nossos serviços e planos!