Gestores de pequenas empresas, muitas vezes, acreditam que não precisam montar um planejamento estratégico, isso se dá ou por acharem que o planejamento estratégico só é feito em grandes empresas, ou porque não colocaram isso como prioridade e foi esquecido pelas urgências do dia a dia.
Não priorizar o planejamento estratégico, porém, é um erro grave e nós vamos entender melhor o por quê.
Por que você deve fazer um planejamento estratégico
Vamos começar entendendo o que é um planejamento estratégico. Ele é uma importante ferramenta de gestão, que conta com diversos detalhes da empresa, como missão, valor, objetivos e estratégias.
O planejamento estratégico funciona como um mapa que irá dar um norte de como a empresa deve agir de acordo com algumas situações, sempre pensando nos resultados.
Quando se quer atingir um objetivo, é necessário conhecer os processos, como atua a empresa e, principalmente, identificar o que almeja alcançar. A partir deste ponto, deve estabelecer metas e montar cronogramas de avaliação e, por fim, mas não menos importante, é preciso estabelecer medidas a serem tomadas para que a empresa alcance seus objetivos.
Mas afinal, quais são os benefícios do planejamento estratégico?
O planejamento estratégico pode trazer muitos benefícios e ajudar a sua empresa de diversas formas, vamos entender melhor alguns dos principais benefícios deste planejamento a seguir.
Favorece a comunicação interna
Ao se ter um bom planejamento estratégico, todos dentro da empresa falam a mesma língua, isso acontece porque todos estão cientes dos objetivos e estratégias que serão adotadas pela empresa.
Este cenário ajuda a criar mais engajamento e melhorar a comunicação interna, sem que as decisões, metas e estratégias fiquem limitadas às camadas mais elevadas da empresa.
No dia a dia, isso ajuda o colaborador a ter um senso de o que precisa e deve ser feito.
Identificação de ameaças e oportunidades
Este tipo de planejamento ajuda na identificação de oportunidades e ameaças.
Quando se tem o planejamento é mais fácil entender e identificar quando o mercado está indo contra os objetivos da empresa, ou quando identificar uma fraqueza na gestão.
Como tudo está muito bem explicado no planejamento estratégico é mais fácil identificar quando as coisas saem do previsto, antecipando possíveis crises.
Facilita os investimentos
Exatamente pelo fato de identificar ameaças e oportunidades, o planejamento estratégico também garante a análise de investimentos de forma mais fácil. Ao perceber uma oportunidade, as chances de a empresa se preparar para um investimento assertivo é muito maior ao se ter o planejamento estratégico.
O planejamento também evita que sejam realizadas ações por impulso, ou feeling empresarial, que muitas vezes acarreta uma situação desastrosa. Com ele, é possível realizar uma análise, verificar o investimento antes de concretizá-lo.
Tomada de decisão mais assertiva
Quando mais ágil e assertiva, a tomada de decisão passa a ser direcionada para como a empresa atua e o que deseja. Ela passa a ser feita de acordo com informações e dados.
Por exemplo, quando falamos de análise de investimentos, ela indica a possibilidade de retorno, de gastos. Com os dados os gestores poderão entender se é o melhor momento para investir, diminuindo chances de erros e tendo uma tomada de decisão mais assertiva.
Fortalecimento da empresa
Mesmo com um planejamento estratégico, a empresa não está imune a erros. Mas o planejamento ajuda a empresa a pensar melhor no futuro e agir de forma mais consciente. Ao invés de se manter no mercado, com o planejamento a empresa consegue estruturar melhor o seu crescimento, encarando desafios e ganhando uma posição melhor no mercado.
É uma vantagem competitiva
Como falamos antes, muitas empresas de pequeno porte não possuem um planejamento estratégico, fazendo com que isso vire uma vantagem competitiva.
Ao se ter um planejamento estratégico, a empresa fica mais preparada, robusta e têm mais chances de sucesso do que aquela empresa que está fazendo as coisas de acordo com o que acha, no feeling.
Ferramentas importantes para montar seu planejamento estratégico
Existem algumas ferramentas que irão te ajudar a montar um bom planejamento estratégico, sendo as três principais: análise swot, plano de negócios e objetivos smart.
Análise SWOT
Em português, a sigla SWOT quer dizer fraqueza, oportunidade, força e ameaça. Esse método tem como objetivo identificar cada um desses pontos, dando maior visibilidade para cada um deles.
Com essa análise, os gestores e colaboradores conseguem visualizar as ações que precisam ser tomadas, as metas que precisam estabelecer e, ainda, como melhorar e aperfeiçoar os seus pontos fracos a fim de minimizar riscos.
Plano de Negócio
O plano de negócio é um documento que leva todas as informações e ideias sobre a sua empresa. Nele irá constar a área de atuação, segmento e tudo mais.
É pelo plano de negócios que você conseguirá identificar a viabilidade do seu negócio.
Objetivos SMART
Os objetivos smart são baseados em critérios que ajudam a definir onde a empresa quer chegar. Sua função é ajudar a definir objetivos para a sua empresa e, assim, aumentar a clareza do que é preciso realizar para chegar aos resultados esperados.
Ao criar esses objetivos SMART, é essencial que eles sejam: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
Construindo um planejamento estratégico para pequenas empresas
O planejamento para pequenas empresas não precisa ser tão detalhado quanto o de uma grande corporação, desde que ele identifique: o que você deseja realizar, como pretende atingir as metas.
Se você deseja montar um planejamento estratégico, confira as etapas a seguir:
Elimine as distrações
É muito recorrente que o planejamento estratégico seja deixado de lado por conta de distrações do dia a dia. Reserve períodos do dia para sair do escritório e criar o seu plano estratégico.
A ideia é se desligar dos problemas e focar nessa missão.
Conte com os membros da sua equipe
Quando se inclui diversos pontos de vista, o planejamento estratégico tende a ser mais forte e eficaz. Isso também trará maior suporte para a fase que importa: a execução.
Deixe claro que você quer que todos participem, incentive a discussão durante todo o processo de planejamento, garantindo o envolvimento de seus colaboradores.
Para isso, você pode realizar reuniões dedicadas a este processo, por exemplo.
Quem é a empresa?
Qual a missão, visão e valores da sua empresa? São esses os tópicos que irão definir a direção do seu plano estratégico.
Se você ainda não tem total clareza quanto a isso, responda algumas perguntas essenciais para entender melhor quem é a sua empresa:
- por que sua empresa existe como uma organização;
- pelo que você quer ser conhecido;
- suas principais crenças e princípios orientadores
Entenda o seu ponto de partida
É nesse ponto que entra a tal análise SWOT. Ela é um bom exercício para que você entenda e esclareça sobre a sua situação atual, os fatores que podem ajudar e atrapalhar quando você for atrás de seus objetivos.
Defina metas
É importante ter objetivos de longo (entre três e cinco anos) e de curto (para os próximos anos) prazo. Esses objetivos podem estar relacionados a diversas coisas, como: lançamento de produtos ou serviços, aquisição de clientes, expansão do seu negócio, aumento de lucratividade e de visibilidade e etc.
Seus objetivos podem e devem ser ambiciosos a ponto de se tornarem desafiadores e inspiradores, mas mantenha os pés no chão, não adianta colocar metas inatingíveis.
É nesse ponto que entra os objetivos smart, já citados aqui neste artigo.
Faça planos para atingir seus objetivos
Com os objetivos já definidos é importante montar estratégias e táticas para alcançá-los. Identifique os recursos necessários para implementar as estratégias como: equipe, fornecedores, instalações, equipamentos, estoque e etc.
Nesse ponto é importante também verificar os custos e o impacto deles na receita, já verificando fontes de crédito, se necessário.
Foco na execução
De nada adianta ter um plano estratégico bem montado e depois arquivá-lo na empresa e nunca mais mexer nele. Para que isso não aconteça, você deve colocar no seu plano estratégico um plano de ação com tarefas, responsabilidades e cronogramas.
Flexibilidade é a palavra-chave
Agilidade é uma vantagem quando se trata de competitividade, então esteja pronto para ajustar estratégias e buscar novas oportunidades.
O seu plano estratégico é flexível, desde que continue se ajustando aos seus objetivos de longo prazo.
Fique de olho nos indicadores de desempenho
Os KPIs (Key Performance Indicators) ajudam na definição do desempenho em relação aos objetivos pré-estabelecidos. Acompanhar os resultados do seu negócio e analisar o planejamento e se as ações estão sendo eficazes é muito importante.
São esses indicadores que irão te ajudar a entender se você está indo na direção certa ou se precisa mudar algo para chegar no objetivo final.
Google Workspace e Mentoria Cresça com o Google
Tanto o Google Workspace quanto a mentoria Cresça com o Google podem te ajudar nesta jornada de planejamento estratégico.
Mentoria Cresça com o Google
A mentoria cresça com o google é indicada para aquelas pessoas que estão procurando recolocação no mercado e para aquelas que querem abrir um negócio.
Essa mentoria engloba temas muito importantes, como:
- preparação para entrevistas
- como melhorar o currículo
- como melhorar o perfil do linkedin
- dicas para quem quer começar a carreira em tecnologia
- dicas para trabalhar remotamente
- e muito mais.
Ela é o lugar certo para quem quer expandir um negócio. Com elas você pode aprender com a dúvida do outro e compartilhar experiências para desenvolver o seu negócio.
Google Workspace
O Google Workspace é um ótimo aliado para os empreendedores. Ele é uma plataforma empresarial que reúne ferramentas já conhecidas do Google, porém é voltado para atividades corporativas.
Com ele você pode organizar processos de gestão, armazenar informações e até criar soluções personalizadas.
Os principais pilares do Google Workspace são:
- Dar às pessoas ferramentas para economizar tempo e trabalhar mais rápido;
- Permitir que as pessoas acessem dados e compartilhem ideias;
- Deixar as pessoas trabalharem de forma flexível e colaborativa.
Nós, da WeColab, somos parceiros premium do Google e, por isso, conseguimos fornecer essa plataforma com o melhor preço do mercado para que você consiga usufruir dela e chegar ao topo!
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