Hoje em dia, toda empresa usa tecnologias para gerir seus negócios e informações. Porém, ao mesmo tempo que a digitalização facilita a rotina empresarial, também traz diversos riscos cibernéticos quando não feita da forma correta.
Esses riscos cibernéticos estão relacionados a todo o tipo de ataque criminoso realizado em um ambiente virtual. Isso está diretamente ligado à segurança em TI da sua empresa.
O que é um crime cibernético?
Crime cibernético é toda e qualquer ação maliciosa que visa prejudicar uma empresa em termos dos seus dados sigilosos, ou do funcionamento de seu sistema.
Isso quer dizer que todo ataque virtual que tenha como objetivo roubar informações de uma empresa ou indispor seus servidores pode ser considerado um crime cibernético.
Os criminosos cometem esses crimes com a intenção de solicitar quantias altas de dinheiro em troca da não divulgação desses dados, por exemplo.
Alguns riscos cibernéticos que podem ameaçar sua empresa
Backdoor
É uma espécie de cavalo de troia que concede ao invasor acesso total e controle do dispositivo infectado. Com isso, o cibercriminoso é capaz de abrir, alterar e até deletar arquivos em massa, instalar programas maliciosos e diversas outras ações nocivas à empresa invadida.
A diferença do backdoor ao tradicional cavalo de troia, é que enquanto o segundo precisa de permissão para invadir o sistema, o backdoor representa uma porta dos fundos.
Normalmente ele vem instalado previamente em aplicativos e sistemas, para que sejam realizadas manutenções e atualizações.
Acontece que pessoas mal-intencionadas podem se aproveitar desse acesso secreto para causar danos à segurança de dados da sua empresa.
Phishing
O Phishing tira proveito da confiança do usuário para roubar seus dados. Nesses casos, o cibercriminoso se passa por uma instituição legítima para enganar a vítima.
Essas ameaças podem surgir de diversas formas, seja por meio de links ou e-mails falsos.
O objetivo é sempre roubar informações confidenciais das empresas.
Spoofing
O Spoofing é uma ameaça ligada à falsificação de endereços de e-mails, IP e DNS. O cibercriminoso cria um IP que pareça confiável, modifica o e-mail para parecer legítimo ou alterar o DNS, com o intuito de redirecionar um nome específico para um domínio alternativo.
O spoofing e o phishing são práticas criminosas diferentes, apesar de parecerem similares.
Como se trata de uma ferramenta de engenharia social, o phishing não exige que a vítima faça o download de nenhum app ou programa para ter suas informações roubadas.
Por outro lado, o spoofing é criado para roubar a identidade de uma pessoa ou empresa, gerando uma falsificação.
Ferramentas que podem te ajudar a se proteger contra riscos cibernéticos.
Google Vault
O Google Vault é um serviço disponível na plataforma Google Workspace. Ele atende muito bem aos princípios de governança relacionados à coleta, tratamento, guarda e descarte de informações. Além disso, ele atende às prerrogativas da nova LGPD, adequando a empresa aos requisitos legais exigidos.
Com o Google Vault, é possível configurar quanto tempo cada informação deve ficar armazenada em cada um dos produtos do Google Workspace, como as mensagens do Gmail, arquivos do Google Drive e mensagens de chat.
Assim, em caso de ataques cibernéticos, não existiria um grande banco de dados a ser roubado, já que as informações são periodicamente descartadas.
Segurança da nuvem Google Cloud
O Google Cloud oferece diversas soluções de segurança integradas em sua nuvem. Sendo, uma delas, uma equipe dedicada a melhorar os aspectos de cibersegurança em relação a seus servidores.
Com esse serviço, as empresas têm acesso a recomendações e treinamentos para fazerem sua transformação digital de forma segura.
Como pode ver, contar com o Google Workspace é uma forma de manter a sua empresa e os seus dados mais seguros e correndo menores riscos cibernéticos e ataques. Conte com a Wecolab para te ajudar na implantação do Google Workspace na sua empresa.