A transformação digital nas empresas é o uso da tecnologia de forma estratégica para melhorar o desempenho da empresa em diversas frentes do negócio como gestão interna, experiência do cliente, marketing, etc.
As empresas que tem o objetivo de fazer a transformação digital passam por uma reestruturação interna, analisando quais pontos podem ser otimizados com as soluções que a tecnologia está oferecendo.
Mesmo sendo um movimento que muitas companhias têm abraçado naturalmente, outras ainda estão às voltas tentando entender como a transformação digital funciona e pode ser implementada.
Por isso, reunimos neste post, tudo para você entender a transformação digital nas empresas:
- O que é transformação digital nas empresas?
- Como funciona a transformação digital
- Exemplos de transformação digital nas empresas
- Vantagens de adotar a transformação digital
Boa leitura!
O que é transformação digital nas empresas?
A transformação digital nas empresas é um movimento atual que une a tecnologia aos processos empresariais com o objetivo de aprimorar a estrutura do negócio, elevando sua posição e desempenho no mercado.
O sucesso dessa transformação começa com um planejamento estratégico que pode ser liderado pela equipe de TI ou por uma consultoria dessa área, mas que envolve toda a empresa.
Segundo dados de um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2021 é projetado um investimento de R$ 249,5 milhões em tecnologias de transformação digital no país. As principais áreas são:
- Segurança da Informação;
- Internet das Coisas (IoT);
- Inteligência artificial;
- Big Data;
- Analytics.
Diante desse potencial de aprimoramento, as empresas têm o desafio não só de adquirir tecnologias, mas de pensar na sua função estratégica para o negócio.
Para isso, o apoio da equipe e a integração com os novos caminhos abertos pela transformação digital é fundamental para que o plano dê certo e evolua.
Como funciona a transformação digital
O primeiro passo para a transformação digital nas empresas é fazer uma reavaliação do planejamento estratégico do negócio, do mercado no qual ele está inserido e de como a tecnologia vem impactando o setor.
Fazer essa análise é importante porque permite enxergar mais claramente as tendências que estão facilitando as operações internas, melhorando a experiência do cliente e os resultados das empresas.
Depois de definir as mudanças que vão ser implementadas, é preciso trabalhar no alinhamento da cultura organizacional com os novos propósitos, ou seja, comunicar e fazer uma transição suave para que toda equipe compre as ideias que estão chegando.
Para que a cultura da equipe incorpore as novas tecnologias, os funcionários precisam conhecer, aprender a usar e entender as vantagens que elas oferecem.
Ciclos de treinamento nos departamentos e para a equipe em geral são ações que ajudam a explicar o que a empresa vai oferecer de novo tanto para melhorar a forma de trabalhar quanto para enriquecer a experiência do cliente com a marca.
Com a equipe unida e conhecendo melhor as tecnologias que a empresa vai adotar, os processos são modificados para se alinharem aos novos objetivos.
Se para a equipe é importante entender como usar as novas ferramentas, a experiência do usuário também deve ser facilitada ao máximo.
Estude cada passo do seu processo de vendas para que o cliente não fique confuso e tenha todas as informações que precisa. Os resultados você pode medir através dos feedbacks e pesquisas de satisfação do cliente.
Para amarrar cada etapa, da análise até a implementação de novas tecnologias, invista em treinamentos claros e objetivos, tire as dúvidas que surgirem e acompanhe os primeiros passos.
Esse processo é 100% colaborativo, exige investimento em recursos e precisa do engajamento de toda empresa para ter sucesso.
Exemplos de transformação digital nas empresas
Depois de entender o que é e como funciona a implementação da transformação digital nas empresas, separamos exemplos de duas empresas brasileiras bem sucedidas nessa iniciativa.
Magazine Luiza
Antes uma loja de varejo tradicional com venda online, hoje uma loja online com pontos de venda físico. O Magazine Luiza levou a tendência da transformação digital nas empresas a sério e colhe os resultados.
Aproveitando o aumento do acesso a internet, o crescimento do número de usuários de smartphones, a popularização dos e-commerces, entre outros fatores, a empresa mudou seu posicionamento e a forma de vender.
O site e o aplicativo do Magazine Luiza são as principais ferramentas através das quais o cliente compra hoje da marca — a plataforma digital opera no modelo marketplace, em que vendedores terceiros usam a estrutura do site para vender.
Para o público-alvo da empresa que tem no smartphone um acessório indispensável, fazer compras em uma plataforma fácil de navegar e segura foi um dos passos para alinhar os objetivos da empresa a experiência positiva do cliente.
Além disso, a estrutura das lojas físicas também mudou. As lojas e os vendedores se tornaram consultores que orientam e tiram dúvidas sobre as compras.
O Magazine é um exemplo de mudança de ponta a ponta para integrar a transformação digital e suas ferramentas para atender ao cliente e aos objetivos do negócio.
Telefonica
Se no exemplo do Magazine Luiza ficamos mais próximos das mudanças na experiência do usuário, com o exemplo da Telefonica vemos o outro braço do trabalho de transformação digital nas empresas.
Para melhorar a prestação do serviço a cada um dos públicos-alvo da empresa, a equipe é dividida em “squads” (‘esquadrões’ ou simplesmente ‘equipes’) multidisciplinares para formular e testar soluções eficientes antes de elas serem implementadas.
Esse modelo de trabalho é inspirado nas empresas do Vale do Silício nos EUA. Os projetos são trazidos para discussão depois de passarem pela avaliação dos líderes do negócio que analisam se o projeto tem potencial e vai contribuir para os objetivos da empresa.
Assim, as mudanças e as tecnologias são usadas a partir de um pensamento estratégico e colaborativo, focado em melhorar a experiência do cliente com a empresa e seus serviços.
Vantagens de adotar a transformação digital
– Aprimorar a experiência do cliente;
– Aumentar a satisfação do cliente com a empresa: compra, suporte, etc;
– Atualizar processos e o funcionamento da empresa;
– Melhorar os processos de trabalho da equipe interna;
– Inovar na criação de produtos digitais;
– Desenvolvimento de novas estratégias baseadas em dados como consumo, formas e tempo de acesso, etc.
Leve a transformação digital para sua empresa
A transformação digital nas empresas é um movimento atual e que empresas de todos os tamanhos e segmentos estão investindo para melhorar seus negócios.
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